Primeira obra pintada por Alfredo Andersen no Brasil passa a incorporar acervo do Estado

A tela “Porto de Cabedelo” irá compor o acervo do Museu Casa Alfredo Andersen, em Curitiba, e se soma a outras doações realizadas para instituições culturais do Governo do Estado. Nascido em Kristiansand e radicado no Paraná, Alfredo Andersen é considerado o pai da pintura paranaense.
Publicação
04/05/2023 - 12:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu, na manhã desta quinta-feira (04), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a primeira tela pintada por Alfredo Andersen (1860-1935) no Brasil, retratando o Porto de Cabedelo, na Paraíba, no Nordeste. A obra foi doada pelo advogado Fernando Xavier Ferreira e irá compor o acervo do Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), na Capital, único museu dedicado ao artista fora da Noruega, local de nascimento de Andersen.

Ratinho Junior destacou a generosidade do atual dono da obra de entregá-la ao acervo cultural do Estado, e afirmou que ações como esta mostram a importância que o Paraná oferece a suas instituições culturais. “Uma obra tão valiosa como esta e que a partir de agora estará à disposição de todos os paranaenses para visita no nosso museu. Isso demonstra a confiança que nos foi dada e o tratamento que o Estado oferece para a cultura”, afirma.

Nascido em Kristiansand e radicado no Paraná, Alfredo Andersen é considerado o pai da pintura paranaense. Na ocasião da sua vinda da Noruega para o Brasil, o artista retratou o Porto de Cabedelo, na Paraíba, em uma das paradas da embarcação. Produzida em um pequeno formato, Andersen reproduziu a obra em uma tela maior, de 0.90 × 1.50m, sendo esta entregue ao acervo do MCAA.

“É com muita alegria que recebemos essa importante obra. Já temos um museu inteiro dedicado ao Andersen, e essa obra tem uma relevância muito importante, pois quando ele chegou ao Brasil foi a paisagem que o encantou para fazer daqui a sua casa”, explica a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “Nós precisávamos ter esse registro e agora ele está enriquecendo o nosso acervo.”

Advogado e antigo proprietário da obra "Porto de Cabedelo", Fernando Xavier Ferreira afirma que o fato do Paraná já contar com um museu dedicado ao artista motivou a doação. “O objetivo principal é reconhecer que o Andersen é o pai da pintura paranaense, e que a sua obra mais comentada e icônica, o Porto de Cabedelo, não poderia estar em um melhor local do que no museu que leva o seu nome”, diz.

Para o advogado e bisneto do artista, Wilson Andersen Ballão, ter essa obra no MCAA é motivo de orgulho. “Além de render homenagens a quem tanto fez pelas artes e a sociedade como um todo, é uma oportunidade a mais de os públicos paranaense e em geral tomarem ciência do primeiro registro de uma paisagem brasileira feita por ele”, conta.

“Esse quadro mudou a vida dele, fez com que ele se apaixonasse pelas cores, o sol, a luz do Brasil, e tenho a impressão de que isso pesou bastante na hora que ele decidiu ficar aqui. Ele era Alfred e aqui virou Alfredo”, finaliza.

O diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, Luiz Gustavo Vidal, celebrou a chegada da tela. “O compartilhamento da obra com a sociedade possibilita a quem vai usufruir a construção da memória, conhecimento e pensamento crítico, reconhecendo o valor intangível de obra e aptidão desta para promover saberes e ampliar a compreensão coletiva sobre o passado e delinear os traços para o futuro”, afirma.

DOAÇÕES – Esta não é a primeira doação de obras de arte feitas ao Estado. Durante esta gestão, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu uma grandiosa coleção de arte asiática, com mais de 3 mil itens, e uma coleção africana, com 1,7 mil obras de arte e que agora compõem o acervo cultural do Paraná.

No ano passado, o MON também recebeu a maior coleção já doada à instituição, com aproximadamente 4,5 mil obras assinadas por Poty Lazzarotto (1924 – 1998). São mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas, entre outros. A doação foi realizada pelo irmão do artista, João Lazzarotto. O museu foi escolhido devido a suas condições técnicas, capacidade de gestão e credibilidade da instituição.

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN – O Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) é uma instituição administrada pelo Poder Público Estadual, vinculada à Coordenação do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. Ele tem sua origem na Sociedade de Amigos criada por pessoas que conviveram com Alfredo Andersen e o admiravam. O edifício onde hoje é a sede do MCAA remonta ao final do século XIX. Entre 1988 e 1989 foi totalmente restaurada e ganhou o aspecto que mantém até hoje.

PRESENÇAS – Estiveram presentes durante a cerimônia a assessora de Projetos do Museu Casa Alfredo Andersen, Patrícia Mannarino, os representantes da Artesil Galeria de Arte, Liliana Cabral e Sérgio Fernando Cabral, e a diretora da Sociedade Amigos do Museu Casa Alfredo Andersen, Marcella Souza.

GALERIA DE IMAGENS