Presidente da Ceasa Paraná é reconduzido à presidência da associação brasileira do setor

Éder Eduardo Bublitz foi reconduzido à presidência da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento – Abracen para exercer a função no biênio 2023/2025. A Abracen foi criada em 1986 para unir as diversas Ceasas do Brasil.
Publicação
23/03/2023 - 12:20

Confira o áudio desta notícia

O presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz, foi reconduzido à presidência da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento – Abracen para exercer a função no biênio 2023/2025. Ao todo, 23 Centrais de Abastecimento fazem parte da associação que representa os principais entreposto do Brasil. Bruno Rodrigues de Souza, da Ceasa Pernambuco, assume a vice-presidência.

A escolha dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal aconteceu durante a Assembleia Geral Ordinária da Abracen, na sede da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, em Brasília.

Compõem ainda o quadro da nova diretoria da Abracen, na diretoria Norte, Raimundo Junior Santos, do Pará; diretoria Nordeste, José Leite Gonçalves Cruz, do Ceará; diretoria Sudeste, Luciano José de Oliveira, de Campinas; diretoria Sul, Ailton dos Santos Machado, do Rio Grande do Sul; e diretoria Centro-Oeste, Marrison de Melo Marinho, da Conab. Como representante da Abracen junto a Flama/Wuwm, foi eleita Bianca de Carvalho, do Rio de Janeiro.

De acordo com Bublitz, a Abracen, como entidade representativa das Centrais de Abastecimento do Brasil, busca o protagonismo no setor. “No cenário nacional esse será o nosso principal objetivo, estabelecer essas iniciativas. As Ceasas hoje já são vistas com melhores olhos pelos nossos representantes, governadores, prefeitos, e até mesmo pela União”, disse.

Ele destacou ainda que uma das metas é reforçar e estreitar laços para buscar novos investimentos, principalmente, junto ao governo federal. “Precisamos muito de recursos e investimentos para garantir a nossa missão, que é o abastecimento e a segurança alimentar da população. Estamos imbuídos nesse trabalho”, afirmou Bublitz.

REPRESENTATIVIDADE – A Abracen foi criada em 1986 para unir as diversas Ceasas do Brasil, substituindo o Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac). Atualmente, conta com 23 associadas que representam mais de 60 mercados atacadistas.

A associação trabalha para otimizar os serviços prestados pelas centrais, divulgar e promover o mercado hortigranjeiro e incentivar uma alimentação mais saudável por meio do consumo de frutas, legumes e verduras. Participa e promove congressos e seminários técnicos e científicos nacionais e internacionais na busca de novas tecnologias, com foco em uma gestão com mais eficiência para os mercados atacadistas.

As centrais de abastecimento mercados atacadistas concentrados em um único espaço, onde se encontram vendedores e compradores, agentes públicos e informais. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo - Ceagesp é a maior central da América Latina.

A Abracen é filiada à World Union of Wholesale Markets - Wuwm e à Federação Latino-americana de Mercados de Abastecimento - Flama.

GALERIA DE IMAGENS