Prêmio vai certificar melhores empresas inovadoras do Paraná

Oferecido pela Viasoft com apoio do Governo do Estado, premiação também oferta gratuitamente um diagnóstico de inovação elaborado por especialistas da área. Inscrições vão até 17 de outubro.
Publicação
24/08/2021 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Empresa Inovadora, oferecido pela Viasoft, empresa privada fornecedora de soluções em software, com o apoio do Governo do Paraná por meio da Superintendência Geral de Inovação/SGI e da Casa Civil.

A iniciativa, lançada oficialmente nesta segunda-feira (23), no Palácio Iguaçu, vai certificar e dar publicidade às melhores ações de inovação em diferentes ecossistemas, além de oferecer um diagnóstico e orientação para a jornada de inovação das empresas.

O Sistema Fiep (Indústria), Fecomércio (Varejo), Ocepar (Cooperativas) e Crea-PR (Serviços e Engenharias) participam da iniciativa, representando cada um dos segmentos do prêmio, que conta, ainda, com a correalização da Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) e da Haze Shift (Consultoria de Inovação e Transformação Digital).

PARANÁ - Com nove ecossistemas regionais de inovação, 18 parques tecnológicos, sete universidades estaduais, quatro federais e mais da metade das cidades com polos universitários, o Paraná é hoje um dos líderes brasileiros em tecnologia e inovação.

Na tríplice hélice formada por academia, setor privado e setor público, o governo paranaense vem ampliando ações para incentivar novas soluções e ideias que impulsionem o desenvolvimento do Estado. “Dados do IBGE mostram que as empresas de alto crescimento, onde estão as startups e empresas de tecnologia, representam 70% dos postos de trabalho com maior valor agregado no Brasil”, destaca o chefe da Casa Civil, Guto Silva. 

Segundo ele, o papel do Governo em todo esse processo é melhorar e simplificar o ambiente de inovação. “O Estado não tem condições de fazer tudo, mas pode apoiar, estimular o setor produtivo, reduzir a burocracia, articular e unir todos os integrantes da tríplice hélice”, afirma. 

Para o presidente da Viasoft, Itamir Viola, a união de todos esses agentes de inovação na realização dessa premiação simboliza a cultura da colaboração e do crescimento coletivo do Paraná. O objetivo, explica, é melhorar cada vez mais. "O Paraná está bem em comparação a outros estados do país, mas quando falamos de mundo temos um grande desafio", diz. 

PRÊMIO – O Prêmio Empresa Inovadora é dividido em quatro segmentos: Indústria, Varejo, Cooperativas e Serviço e Engenharias. A ideia é ampliar a abrangência do Prêmio nas edições futuras.  

Neste ano, serão oito finalistas em cada um dos segmentos. Destes, sairão três vencedores de cada categoria. 

Independente da premiação, todas as empresas participantes receberão gratuitamente um diagnóstico de inovação, elaborado e assinado por especialistas da área, com um indicativo de caminhos para seguir inovando.  

As inscrições vão até o dia 17 de outubro e devem ser feitas no site oficial www.premioempresainovadora.com.br.  A cerimônia de premiação acontecerá no dia 01 de dezembro, em local a ser definido pela organização.

GALERIA DE IMAGENS