Prêmio do Governo do Estado que destaca a ciência e tecnologia está com inscrições abertas

Prazo para submissão de projetos vai até 7 de julho. Objetivo é reconhecer e estimular pesquisa e extensão, ampliar a visibilidade à produção paranaense no campo da ciência e tecnologia e valorizar a trajetória de pesquisadores que atuam em instituições públicas e privadas.
04/05/2023 - 09:30

O 36ª Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado está com inscrições abertas e o prazo para submissão de projetos vai até 5 de julho. Nesta edição podem concorrer trabalhos nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Sociais e Humanas, nas categorias Pesquisador, Extensionista, Estudante de Graduação, Inventor Independente e Jornalismo. Os interessados podem participar em apenas uma área e uma categoria.

A premiação tem como objetivo reconhecer e estimular ações de pesquisa e extensão, ampliar a visibilidade para a produção paranaense no campo da ciência e tecnologia e valorizar a trajetória acadêmica e científica de pesquisadores que atuam em instituições públicas e privadas. Em cada edição são definidas duas áreas do conhecimento da tabela da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O valor total da premiação é R$ 184,2 mil, deduzidos os impostos, e será distribuído entre os vencedores das 10 diferentes premiações (somando as cinco categorias em duas áreas do conhecimento). Os valores individuais dos prêmios têm como base o vencimento atribuído aos professores das universidades estaduais, no último nível da carreira, que atuam em regime de dedicação exclusiva. A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio do Fundo Paraná, é responsável pelo recurso.

As categorias Pesquisador e Extensionista são exclusivas para professores que atuam em universidades paranaenses, que desenvolvam pesquisas e atividades de extensão. O valor individual da premiação, em ambas as modalidades, é R$ 29,4 mil.

Na categoria Estudante de Graduação os alunos de instituições de ensino superior credenciadas no Ministério da Educação podem inscrever estudos realizados em programas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e projetos de grupos de pesquisa. Nessa modalidade, cada prêmio é de R$ 9,8 mil.

Inventores independentes que residam no Paraná também podem participar. Esta premiação é direcionada para pessoas sem vínculo com instituições de ensino superior ou de pesquisa e que não ocupam cargos efetivos, cargos militares e empregos públicos. Esses candidatos devem comprovar que a inovação proposta contribui para o desenvolvimento socioeconômico nas áreas das Ciências Agrárias e Ciências Sociais e Humanas. Nessa modalidade, o valor individual da premiação é R$ 11,7 mil.

Na categoria Jornalismo Científico, os profissionais da imprensa paranaense podem concorrer com reportagens que destacam a ciência, tecnologia e inovação, a partir de ações desenvolvidas por pesquisadores, grupos de pesquisa e instituições de ensino superior ou de pesquisa científica e tecnológica. Com exceção de produções institucionais, os trabalhos podem ser em diferentes formatos e divulgados em meios de comunicação, como emissoras de rádio, TV, podcasts, revistas, jornais e portais de notícias. As premiações para essas modalidades são de R$ 11,7 mil, cada uma.

Serviço:

36ª Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia