Prefeitura de Pato Branco vai plantar 10 mil mudas de árvores nativas com apoio do IAT

Mudas são oriundas dos viveiros florestais do Instituto Água e Terra. Termo de Compromisso prevê o plantio das mudas até o ano de 2024 nas áreas urbanas e rurais que mais necessitam na cidade.
11/11/2022 - 16:20

Áreas da cidade de Pato Branco, no Sudoeste do Estado, ganharão árvores nativas produzidas nos viveiros florestais do Instituto Água e Terra (IAT). A iniciativa é parte do programa Paraná Mais Verde. Os locais foram identificados pela prefeitura da cidade e necessitam de recuperação ou de uma melhor cobertura arborizada. As mudas serão plantadas tanto na área urbana quanto na rural.

A parceria foi firmada nesta semana com a assinatura de um Termo de Compromisso entre o prefeito Robson Cantu e o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

“A prefeitura aderiu ao Paraná Mais Verde com a meta de plantar 10 mil árvores nativas no município até o final do ano de 2024”, destacou o secretário. “Isso representa um ganho enorme para quem vive na cidade de Pato Branco. Os moradores vão contar com uma cidade mais verde e também mais sustentável e habitável também para a fauna, como os pássaros, por exemplo”.

O prefeito explicou que o propósito é exatamente tornar a cidade mais sustentável. “O plantio de árvores, além de recuperar áreas que foram desmatadas, trabalha a consciência da preservação, incentivando a população a cuidar do meio ambiente no presente auxiliando para o futuro”, complementou.

Além da sombra que proporcionam, as árvores são essenciais para combater dois fatores que atingiram o mundo nos últimos anos: aquecimento global e crise hídrica. As plantas são protetores térmicos que ajudam a manter as temperaturas amenas, além de propiciar um ar mais puro e manter a umidade da terra, influenciando na produção e conservação da água.

“O plantio das 10 mil mudas é um compromisso que assumimos para colocar em ação o nosso objetivo de tornar Pato Branco a cidade mais sustentável do Paraná”, afirma o secretário municipal do Meio Ambiente, Vitor Debastiani.

PARANÁ MAIS VERDE – O Paraná Mais Verde, instituído pela Lei nº 20.738/2021, tem o objetivo de despertar a consciência ambiental e aliar desenvolvimento ambiental, econômico e social por meio da produção e plantio de árvores nativas.

Desde 2019, cerca de 7 milhões de mudas nativas já foram distribuídas no Estado. Plantadas, essas mudas representam o reflorestamento de uma área equivalente a 6 mil campos de futebol. As mudas são produzidas em 19 viveiros florestais do IAT distribuídos no Estado e em dois laboratórios de sementes.

O Paraná tem capacidade de produzir cerca de 3 milhões de mudas de árvores nativas ao ano, de 100 espécies nativas, inclusive aquelas ameaçadas de extinção, como imbuia, araucária e peroba rosa, por exemplo.

É possível solicitar mudas de árvores nativas através do site www.sga.pr.gov.br ou pelo APP Paraná Mais Verde, disponível no Google Play.