Postos de vacinação ficarão abertos até 21h em ação de saúde neste sábado

A mobilização conta com o apoio de prefeituras e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal da população.
19/07/2022 - 13:00

Pelo menos 235 postos de vacinação estarão abertos no Paraná neste sábado (23) com horário estendido até as 21h para atualização da carteirinha vacinal. A ação inclui todos os imunizantes elencados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e as campanhas pontuais, como sarampo e gripe.

A mobilização conta com o apoio de prefeituras e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), deve ganhar mais adesões nos próximos dias e tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal da população.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 26 milhões de doses contra a Covid-19 já foram aplicadas no Paraná. A vacinação contra a Covid-19 abrange público acima de cinco anos: de 5 a 11 na fase da D1 e D2, de 12 a 39 anos também com a dose de reforço e acima de 40 anos com a segunda dose de reforço, incluindo trabalhadores de saúde.

A cobertura vacinal contra a gripe, cuja meta é de 90%, atingiu somente 70% neste ano até o momento. Ela está disponível para a população em geral acima de seis meses de idade. O sarampo, que tem meta de 95%, também ficou abaixo do esperado, com 46,16% de cobertura vacinal nas crianças menores de 5 anos.

Também estão baixas as coberturas das vacinas de rotina indicadas pelo Ministério da Saúde: BCG (77,23%), Febre Amarela (71,38%), Hepatite A (77,39%), Hepatite B (57,18), Meningocócica (78,77%), Pentavalente (78,23%), Pneumocócica (80,46%), Poliomielite (77,19%), Rotavírus (78,41%), Tríplice Viral (82,45%) e HPV em meninas (62,51%) e meninos (46,10%).

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é procurar o posto de saúde do seu município e verificar os horários de vacinação.

As vacinas do calendário vacinal de rotina podem ser visualizadas AQUI.