Pós-tornado: Fomento Paraná apresenta linha de crédito emergencial em Cascavel

Diretores da instituição vão organizar em conjunto com a prefeitura e entidades parceiras a oferta de linhas de crédito da Fomento Paraná para o município fazer reparos necessários na infraestrutura urbana e de prédios públicos como para empreendedores privados de micro e pequeno porte.
11/10/2023 - 17:30

Diretores da Fomento Paraná reuniram-se nesta quarta (11) em Cascavel, no Oeste, com o prefeito Leonaldo Paranhos em função da situação de emergência provocada por um tornado que atingiu o município. Participaram do encontro lideranças empresariais da ACIC (Associação Comercial de Cascavel) e da AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná). Os fortes ventos e chuvas intensas atingiram 20 bairros da área urbana, deixando centenas de casas destelhadas.

O presidente Heraldo Neves e os diretores de Operações do Setor Público, Mounir Chaowiche, e de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, vão organizar em conjunto com a prefeitura e as entidades parceiras a oferta de linhas de crédito da Fomento Paraná tanto para o município promover reparos necessários na infraestrutura urbana e de prédios públicos como para empreendedores privados de micro e pequeno porte.

“O objetivo desta reunião foi dar encaminhamento ao que o governador Ratinho Junior anunciou no início da semana, que é a oferta de linhas de financiamento tanto para a prefeitura quanto para as atividades empreendedoras da cidade de Cascavel, como forma de recuperar essas atividades e amenizar os prejuízos causados pela chuva e pelo tornado que passou na cidade, gerando muitos prejuízos aos empresários”, afirmou Neves.

Com a homologação já efetivada pelo Governo do Estado do decreto de emergência do município de Cascavel, a prefeitura já pode pedir moratória de pagamentos de contratos vigentes com a Fomento Paraná e também solicitar crédito novo para obras necessárias para reconstrução nesse contexto. Também já estão disponíveis linhas de crédito emergencial do programa Paraná Recupera da Fomento Paraná, com recursos subsidiados para empreendimentos de micro e pequeno porte, com taxa de juros fixa de 7,17% ao ano.

A linha Microcrédito Fácil, com empréstimos de até R$ 20 mil, atende empreendimentos com faturamento anual de até R$ 360 mil, com possibilidade de prazo de carência e um total de 36 meses para pagar. O recurso pode ser solicitado diretamente via prefeitura, por meio dos agentes de crédito na Sala do Empreendedor.

Para empreendimentos com faturamento até R$ 4,8 milhões ao ano, a linha Giro Fácil dispõe de um limite de até R$ 500 mil por projeto, com a mesma taxa de juros fixa, mas prazo de pagamento de até 60 meses, podendo incluir uma carência de até 12 meses. Nesse caso, o crédito pode ser solicitado por meio das associações empresariais ACIC e AMIC.

PRESENÇAS – Participaram da reunião também o vice-prefeito Renato Silva; a secretária municipal de Educação, Márcia Baldini; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli; o empresário Carlos Alves, diretor de Produtos e Serviços ao Associado da ACIC, e Jovane Borges, presidente da AMIC.