Portos do Paraná tem programas contínuos para preservação da água em sua área de abrangência

É da empresa pública o projeto Água nas Ilhas, que atende comunidades que estão na área de abrangência dos portos paranaenses. Outros cinco programas ambientais ativos, dos mais de 20 existentes, são de monitoramento do ecossistema aquático.
22/03/2023 - 16:20

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22), a Portos do Paraná reforça a importância dos cuidados com o recurso natural. A empresa pública desenvolve uma série de projetos e programas para preservação da água do mar e das baías de Paranaguá e Antonina.

“A atividade portuária está diretamente ligada à água. Nossos mares e oceanos são muito mais que vias de navegação. São fonte de alimento, renda e vida”, destaca o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana

Um dos projetos da Portos do Paraná focado na questão é o Água nas Ilhas, que busca melhorar os microssistemas de abastecimento de água das comunidades da Baía de Paranaguá. A ação acontece junto a seis ilhas, onde a questão do abastecimento de água foi indicada como prioritária: Teixeira, Europinha, Eufrasina, Amparo, Piaçaguera e São Miguel.

A ação acontece em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, representada pela Secretaria de Agricultura e Pesca, e pela Central de Água, Esgoto e Serviços Concedidos do Litoral do Paraná (Cagepar).

“É um projeto de proteção de nascentes, modelo Caxambu. Mapeamos toda rede dessas localidades, desde a captação até as últimas casas que são atendidas, e realizamos projetos de readequação dos microssistemas de abastecimento”, explica Santana.

O objetivo é diagnosticar as deficiências no abastecimento, apoiar as associações e as comunidades na articulação com demais atores locais e viabilizar ações educacionais, de capacitação ou de conscientização ligadas ao ciclo da água, a proteção das nascentes e a gestão comunitária dos recursos hídricos nas comunidades

MONITORAMENTOS – A empresa pública mantém mais de 20 programas ambientais ativos. Cinco deles são de monitoramento do ecossistema aquático. A qualidade da água é acompanhada em 32 pontos, em superfície, meio e fundo da coluna d’água. As análises acontecem no complexo estuarino de Paranaguá e no mar aberto, além da Ilha do Mel.

Os sedimentos do leito marinho são analisados trimestralmente em 23 pontos de monitoramento. Ao todo, são 38 parâmetros verificados, em cada uma das amostras recolhidas.

Outro indicador da qualidade ambiental neste meio é a biota aquática. O monitoramento realizado pela autoridade portuária já identificou mais de 100 espécies de peixes, 60 espécies de crustáceos e centenas de microrganismos planctônicos e bentônicos. Também é feito o monitoramento de botos e de aves marítimas.

Nos programas de controle ambiental, a autoridade portuária faz o gerenciamento de efluentes. Para isso, monitora os resíduos líquidos e águas pluviais em seis pontos do porto organizado de Paranaguá, além destinar os mesmos à empresa municipal de saneamento.

ÁGUA DE LASTRO – A Portos do Paraná verifica, ainda, o adequado gerenciamento da água de lastro. A troca da água internacional, usada nos tanques dos navios para navegação, é uma exigência da Marinha do Brasil e a autoridade portuária é responsável pela coleta e análise da salinidade. A medida tem o objetivo de evitar bioinvasão por espécies marinhas vindas de outros países.