Portos do Paraná reservará a funcionárias 50% das vagas em cursos nacionais e internacionais

Objetivo é preparar mulheres para cargos de liderança. Anúncio da medida foi feito nesta quarta-feira, Dia Internacional da Mulher. A decisão inclui o curso realizado pela Fundación ValênciaPort e Universidad Politécnica de Valência, na Espanha.
Publicação
08/03/2023 - 16:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Portos do Paraná anunciou nesta quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que destinará, no mínimo, 50% das vagas em cursos de qualificação para funcionárias. Além de diversos cursos nacionais e internacionais ofertados pela empresa pública em parceria com outras entidades, a medida inclui o Máster em Gestão Portuária e Transporte Intermodal, realizado pela Fundación ValênciaPort e Universidad Politécnica de Valência, na Espanha, reconhecida no mundo como organização líder nos temas de inovação e gestão aplicada a logística portuária.

“É uma forma de preparar cada vez mais mulheres para cargos de liderança, em um setor que é ainda muito masculino”, disse o diretor-presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia. 

Em café da manhã especial para as mulheres, com a participação da diretoria executiva, todas as colaboradoras da empresa pública foram convidadas a se inscreverem em programas de capacitação. “As participações serão definidas com base na análise de currículo e vão levar em conta as necessidades estratégicas para o crescimento da Portos do Paraná no mercado nacional e internacional”, destacou.

Para a gerente de Gestão de Pessoas da Portos do Paraná, Melissa de Paula, o anúncio é importante para fomentar a participação de mais mulheres em posições decisivas. “As nossas funcionárias ocupam cada vez mais espaço. Elas já têm um olhar diferenciado e contribuem muito para a tomada de decisões”, disse.

A coordenadora de Controle e Execução de Procedimentos, Ana Regina Junqueira, reforçou o reconhecimento do papel feminino no porto. “É um momento em que as mulheres reconhecem o seu papel na atividade portuária. Estamos aqui para colaborar e trazer avanços para essa área que é tão masculina”, apontou.

HOMENAGENS – O evento também homenageou algumas mulheres. Foram elas: Raquel Silva Alves, Maria Manuela Oliveira, Vera Maria Porto e Maricy Meira da Rocha.

Maricy Meira da Rocha é portuária há 48 anos. Grande parte da trajetória da colaboradora é até hoje dedicada ao Porto de Antonina, cidade onde cresceu, estudou e escolheu para exercer o trabalho até hoje. O primeiro setor que Maricy trabalhou se chamava seção de cadastro, o equivalente aos Recursos Humanos. Depois, passou por mais duas áreas. Desde 1977, está lotada em Antonina desempenhando suas funções.

Raquel Silva Alves entrou nos Portos de Paranaguá e Antonina em junho de 1980. Formada em pedagogia, ela ingressou na área portuária ao passar em um concurso na extinta Portobras, em 1976, onde permaneceu por quatro anos. Depois, quando a empresa fechou, foi transferida junto com quatro funcionários para o Porto de Paranaguá. Ao longo dos 42 anos como funcionária dos portos paranaenses, Raquel atuou na assistência médica e social, nos recursos humanos e na superintendência da empresa.

Maria Manuela da Encarnação Oliveira, 72 anos, é engenheira civil e atualmente trabalha na Diretoria de Meio Ambiente da Portos do Paraná. A história de uma das colaboradoras mais antigas e marco da presença feminina nos portos brasileiros começou em 1987. Ao longo da carreira, foi chefe da Divisão de Operação Portuária, da Divisão de Engenharia e do Pátio de Contêineres Público, além de ser a primeira diretora técnica, mulher, em portos do Brasil, em 2004.

Vera Maria Porto entrou na Portos do Paraná em 1987 na função de Assistentes Administrativa. Advogada por formação, passou por diversos setores da empresa pública atuando nas áreas administrativas com grande desempenho e contribuindo para o crescimento da organização.

GALERIA DE IMAGENS