Portos do Paraná cria Comitê de Inovação de olho na modernização do setor

Projetos de inovação serão classificados por eixos temáticos: Operações, Meio Ambiente, Relação Porto Cidade, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável, Desenvolvimento Tecnológico, Gestão Pública.
Publicação
12/05/2023 - 09:50

Confira o áudio desta notícia

O Comitê de Inovação da Portos do Paraná realizou nesta quinta-feira (11) a primeira reunião do grupo de trabalho. O objetivo é unificar o estudo e implantação de projetos de inovação, fomentando o capital humano e tecnológico para a criação de um ecossistema inovador na empresa pública.

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a iniciativa é um passo importante de olho no futuro e na modernização dos portos paranaenses. “Com o comitê, a empresa estará estruturada para receber e analisar iniciativas voltadas à área de inovação”, explica. “Com isso, os portos do Paraná tendem a ampliar os retornos operacionais e econômicos, além de buscar melhorias na relação porto cidade e com toda a comunidade portuária”.

A criação do comitê ocorreu após uma decisão colegiada na 1ª Reunião de Análise Estratégica (RAE) em 2023. Desde então, uma equipe multidisciplinar formada por sete profissionais que já desempenham atividades com iniciativas de inovação nas sete diretorias da empresa ficou responsável pela curadoria: Honorato Chudson, Barbara Priscila Kaiser, Mauricio Roberto da Silva, Anna Caroline Fermino de Souza, Dayanna Bonafini, Vader Zuliane Braga e William Koch.

Os projetos devem estar ligados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, dentro de seis eixos temáticos: Operações, Meio Ambiente, Relação Porto Cidade, Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável, Desenvolvimento Tecnológico, Gestão Pública.

Entre as funções do comitê, está a participação em eventos e reuniões com empresas, startups e portos parceiros com foco no desenvolvimento dos projetos de inovação nacionais e internacionais. O andamento dos projetos será apresentado ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva da empresa pública periodicamente.

Para o coordenador do Comitê de Inovação da Portos do Paraná, Honorato Chudson, o grupo vai auxiliar a empresa pública nos resultados. “A ideia é aproveitar as iniciativas disponíveis com startups e outras empresas e transformar esse desenvolvimento tecnológico em soluções inteligentes para o ambiente portuário”, destaca.

EVENTO – A Portos do Paraná tem intensificado as ações na área de inovação. Nos dias 13 e 14 de abril, representantes da empresa pública participaram da 3ª Edição do Inova Portos.

O evento, sediado neste ano pela Superintendência do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, é voltado ao setor portuário com foco na cultura de inovação e trazendo soluções tecnológicas para o setor portuário brasileiro.

GALERIA DE IMAGENS