Porto de Paranaguá recebe navio de cruzeiro de luxo Silver Wind

Cerca de 280 passageiros entre alemães, argentinos, canadenses e norte-americanos saíram em grupos para passeios de jeep, em Morretes, ou de trem, em Antonina. Outros grupos visitaram cidades como Curitiba e Paranaguá. 
Publicação
26/03/2024 - 18:50

Confira o áudio desta notícia

Mais um navio de cruzeiro atracou no Porto de Paranaguá. Nesta terça-feira (26), foi a vez do Silver Wind, da operadora Royal Caribean. A embarcação veio de Balneário Camboriú (SC) e seguirá para Paraty (RJ).

Nesta viagem, não houve embarque ou desembarque: os passageiros desceram apenas para aproveitar os pacotes já agendados para conhecer o turismo no Paraná. Cerca de 280 passageiros entre alemães, argentinos, canadenses e norte-americanos saíram em grupos para passeios de jeep, em Morretes, ou de trem, em Antonina. Outros grupos visitaram cidades como Curitiba e Paranaguá. 

“Navios americanos e europeus estão agendando paradas esporádicas na cidade de Paranaguá e isso demonstra que o município soube acolher todos esses passageiros”, destacou o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. A próxima viagem do Silver Wind no Porto de Paranaguá está prevista para março de 2025.

Em março, a empresa pública concluiu a primeira temporada de cruzeiros, após receber 15 escalas do MSC Lirica e uma do MSC Musica. As atracações semanais movimentaram a economia de todo a região, com a injeção de mais de R$ 25 milhões, de acordo com a Prefeitura de Paranaguá.

O resultado positivo da primeira temporada proporcionou novas escalas para o Litoral: a MSC confirmou que a cidade fará parte da temporada 2024/2025 e já conta com pacotes disponíveis na internet. A empresa de cruzeiros também reservou as datas para o Porto de Paranaguá na temporada 2025/2026.

“O Litoral do Paraná se transformou numa das paradas de referência para os navios de cruzeiro, possibilitando que cruzeiristas possam conhecer as belezas das praias, das cidades e outras atrações da região, abastecendo da nossa gastronomia, fazendo o nosso comércio girar. E essa é a importância destes navios, a geração de emprego e renda para a população por meio do turismo”, enfatizou Pioli.

CRESCIMENTO - Puxado pela grande programação do Verão Maior Paraná e os cruzeiros marítimos, o Paraná registrou crescimento de 2% no turismo em janeiro deste ano, no comparativo com dezembro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), publicados dia 15 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o maior resultado do Sul (Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram recuos de 6,2% e 1,1%, respectivamente) e também ficou acima da média nacional, que caiu 0,8% no período.

GALERIA DE IMAGENS