População pode acessar documentos do Arquivo Público do Estado

Projeto “Documento do Mês” foi criado para divulgar pesquisas importantes que ajudam a contar a história do Paraná e, em alguns casos, do Brasil. A consulta pode ser feita de forma remota ou presencialmente. Neste caso, é necessário agendar a visita por e-mail.
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07/10/2021 - 09:50
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Pesquisadores e a população em geral podem ter acesso ao acervo do Departamento de Arquivo Público do Paraná (Deap), que agora destaca um item periodicamente por meio do projeto “Documento do Mês”. O intuito é e divulgar pesquisas importantes que ajudam a contar a história do Paraná e, em alguns casos, do Brasil. Outro objetivo é trazer pesquisadores mais perto desses documentos.

“Quando pensamos na elaboração deste projeto, tivemos como objetivo divulgar paulatinamente o vasto e rico acervo existente no Departamento de Arquivo Público do Paraná, cujo recorte temporal é do final do século XVII até o início do século XXI, e possui inúmeras curiosidades e informações que dialogam com a história regional e nacional”, disse a diretora Isabela Resende Damiani.

“Acreditamos que os pesquisadores possam encontrar novas possibilidades para suas investigações, assim como os membros da comunidade podem se identificar com as informações e aumentar o seu conhecimento sobre o Arquivo Público em si, além da própria história local”, afirmou Isabela.

Criado em julho deste ano, o projeto já divulgou documentos que contam um pouco da história do Farol da Ilha do Mel e sobre o atletismo brasileiro juvenil, com notas feitas pelo professor de Educação Física Germano Bayer, que atuou no Colégio Estadual do Paraná e dedicou-se ativamente à educação básica do Estado.

Divulgou também conteúdo sobre a Ilha das Cobras, situada na Baía de Paranaguá, e sua importância como ponto estratégico para combater a entrada de epidemias na Província pelo Porto de Paranaguá.

O Arquivo Público foi criado em 1855, tendo seu nome alterado algumas vezes e passado por diferentes secretarias do Estado, pertencendo hoje à Secretaria estadual da Administração e da Previdência. Atualmente, além de reunir a documentação referente à memória do Poder Público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado.

“Sabemos da importância fundamental da conservação desses documentos e como são importantes para contar a história do Paraná. O objetivo é que o acesso às informações de interesse da administração pública e do cidadão seja rápido e seguro”, ressaltou o secretário da Administração e Previdência, Marcel Micheletto.

ACESSO – Para visualizar o projeto “Documento do Mês”, acesse este SITE.

O Deap fica em Curitiba, na Rua dos Funcionários, 1796, no bairro Cabral, e está aberto para atendimento ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O atendimento ocorre de forma remota e presencial.

O interessado pode entrar em contato por telefone ou e-mail (consultasai@deap.pr.gov.br| biblioteca@deap.pr.gov.br | (41) 3352-2299) ou ir pessoalmente ao Arquivo Público. Para pesquisar presencialmente é necessário agendar previamente, via e-mail.

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