Policiamento e inovações ampliam a segurança e solução de crimes

Aumento nas operações policiais, ações de inteligência, banco de dados e o programa Escola Segura foram enumerados pelo secretário da Segurança Pública na apresentação feita no encontro Governo 5.0.
31/10/2019 - 16:50

O aumento no número de operações e ações das polícias paranaenses, as inovações introduzidas para agilizar a solução de crimes e a redução da criminalidade no Estado foram os destaques da apresentação feita pelo secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, no encontro Governo 5.0, neste quinta-feira (31), em Foz do Iguaçu.

“Venho conversar com os prefeitos para receber as demandas, o apoio e melhorar os índices se segurança. O objetivo é maior integração”, afirmou Marinho. O secretário disse que o aumento no número de operações policiais resulta em mais prisões e apreensões e que neste ano, até o momento, foram apreendidas mais de 100 toneladas de drogas em todo o Estado.

Ele citou o desempenho do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR), destacando que neste ano já foram emitidos mais de 73,4 mil documentos, número superior ao do mesmo período de 2018. Outro destaque foi o atendimento mais ágil no Posto Central de Curitiba do IIPR, que reduziu o tempo de permanência para produção do RG para em torno de 20 minutos.

BANCO DE DADOS - Uma inovação é o Banco de Dados de Perfis Genéticos da Polícia Científica do Paraná. Ele consiste no cruzamento de dados da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), preenchida também com informações de outros estados do Brasil. A iniciativa já colaborou em mais de 65 investigações e auxiliou na solução de diversos casos policiais, dentre eles o da menina Rachel Genofre.

Outro avanço, enfatizou Marinho, foi que a partir deste ano, todos os inquéritos produzidos pelas polícias do Paraná começaram a ser totalmente digitais e integrados. “Também foi colocado em prática o projeto de retirada de veículos apreendidos que estão em delegacias de polícia e em vias públicas. Paranaguá, por exemplo, já teve todos os veículos nestas condições recolhidos pelo Estado”.

ESTATÍSTICA – Houve redução da criminalidade no Paraná nos seis primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os homicídios reduziram em 52% e mais da metade dos municípios paranaenses (211) não registrou o crime. Já 124 municípios (31%) registraram apenas uma ou duas ocorrências.

Com relação a furtos, a queda foi de 11,6%. Isso significa 10,2 mil ocorrências a menos, ou seja, menos 56 casos por dia, em média. No que se refere a roubos a redução registrada foi de 18% - 5,6 mil casos a menos na comparação com o mesmo período de 2018 o que dá uma média de queda de 31 roubos por dia em todo o Estado.

REFORÇO - Em julho deste ano, foram contratados 96 profissionais para reforçar a Polícia Científica do Paraná. Também foi anunciada a contratação de 3 mil policiais militares e civis e mais de 200 agentes de cadeia. “Com este incremento vamos aumentar as ações de segurança no Estado”, disse Marinho.

O Corpo de Bombeiros do Paraná recebeu neste ano três novas plataformas skylift, utilizadas no combate a incêndios em grandes alturas, um investimento de R$ 10,5 milhões. Há, ainda, projetos de novos investimentos para reestruturar o Hospital da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, e de implantação de novas unidades do Colégio da PM no Interior.

FORTALECIMENTO - Nos primeiros meses da gestão, a Secretaria também fortaleceu a coordenação dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg), que são entidades de apoio às forças policiais no âmbito estadual. Eles representam grupos de pessoas da mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar soluções de seus problemas, junto com as forças policiais.

Outra unidade fortalecida foi o Disque Denúncia 181, ferramenta desenvolvida para o combate à criminalidade, através da participação da sociedade por meio de denúncias anônimas. Houve aumento de 65% no número de denúncias, se comparados os meses de setembro de 2018 e de 2019.

OBRAS - O Departamento Penitenciário do Paraná está com 15 obras em andamento, entre construção e ampliação de unidades, um investimento de mais de R$ 150 milhões. Serão dez novas construções e cinco ampliações que, ao todo, vão gerar mais de 7,5 mil novas vagas.

Além disso, foram transferidas, no início deste ano, a gestão de 37 carceragens que antes eram administradas pela Polícia Civil, para a administração do Departamento Penitenciário. Com a medida, 1,1 mil policiais civis foram liberados para desempenhar o papel de investigação.

MAIS AÇÕES - O secretário também falou sobre a inauguração do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Região Sul (CIISP-Sul), que em breve contará com integrantes das áreas de inteligência da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional e Agência Brasileira de Inteligência.

O programa Escola Segura, já implantado em Londrina, Foz do Iguaçu e Região Metropolitana de Curitiba, garante mais segurança nas escolas e entorno com a contratação e aplicação de mais de 130 policiais da reserva remunerada da Polícia Militar do Paraná.

O projeto-piloto Em Frente Brasil, implantado em São José dos Pinhais, é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública e em 32 dias apresentou redução de 40% nos homicídios, de 24,4% nos roubos, além da prisão de 146 adultos e a retirada de uma tonelada e meia de drogas de circulação.

O secretário da Segurança também falou sobre o projeto Cidade da Polícia, que vai permitir concentrar todas as forças estaduais de segurança pública em um único lugar. A intenção é otimizar recursos e definir em conjunto estratégias de aplicação inteligente dos profissionais, além da troca rápida de informações e atendimento mais ágil e eficiente à população.