Polícia Penal inaugura posto de atendimento de monitoração eletrônica em Guaratuba

A nova estrutura do Posto Avançado de Monitoração (PAM) da regional de Curitiba, em Guaratuba, atenderá cerca de 100 detentos, sendo mais um ponto de apoio, juntamente com as extensões localizadas nos municípios de Paranaguá e Lapa.
19/05/2023 - 17:40

O Governo do Estado, por meio da Polícia Penal do Paraná (PPPR), inaugurou nesta sexta-feira (19) em Guaratuba, no Litoral, mais uma extensão do Posto Avançado de Monitoração (PAM) da regional de Curitiba, que atende a população monitorada da Capital, Região Metropolitana e Litoral. A nova estrutura atenderá cerca de 100 detentos, sendo mais um ponto de apoio à regional, juntamente com as extensões localizadas nos municípios de Paranaguá e Lapa.

Atualmente, a Polícia Penal possui 12 extensões em todo o Estado, que apoiam os nove Postos Avançados de Monitoração (PAM) das regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Cascavel e Foz do Iguaçu.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Mauricio Ferracini, ressalta a importância da ampliação na estrutura da instituição. “Ao deslocar essa estrutura para Guaratuba, conseguimos aumentar a efetividade no acompanhamento e assistência ao preso monitorado. É um grande ganho para o município e a Polícia Penal, que amplia sua estrutura e capacidade de operação”, disse.

O chefe da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME), Claudio Xavier, explica que o objetivo da criação da nova extensão é tornar o atendimento mais acessível às pessoas que residem na cidade, pois em alguns casos os detentos encontram dificuldade de deslocamento até Paranaguá, que era o posto de atendimento mais próximo.

“A estrutura terá todo o aparato necessário e contará com a equipe de dois policiais penais que farão o atendimento in loco de todas as demandas de monitoração eletrônica da cidade. Essa estrutura viabiliza e torna mais acessível esse atendimento às pessoas monitoradas”, afirmou.

Segundo o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a cidade já tem uma parceria com a Polícia Penal na aplicação de serviços aos presos e acompanha o quanto esse trabalho é importante para a sociedade.

“Fiquei muito impressionado com a estrutura física do novo local e com o trabalho que é executado pelos policiais penais que trabalham na monitoração eletrônica. Entendemos o quanto é importante o papel da instituição na ressocialização da população carcerária através do atendimento mais próximo desses indivíduos”, disse.