Piana inaugura residencial que beneficia 40 famílias de São Carlos do Ivaí

Trinta e oito famílias receberam subsídio do Estado. O empreendimento foi financiado pela própria Cohapar, com recursos do Tesouro do Estado. Isso facilita a aquisição pelas famílias e reduz o valor das parcelas, já que os juros do financiamento são de apenas 2% ao ano.
16/05/2024 - 18:10

O governador em exercício Darci Piana inaugurou nesta quinta-feira (16) o Residencial Maria José de Oliveira, projeto da Cohapar que vai atender 40 famílias de São Carlos do Ivaí, no Noroeste do Paraná. Entre estas, 38 receberam um subsídio de R$ 15 mil cada, por meio do programa Casa Fácil Paraná.

As moradias foram financiadas pela própria Cohapar, com recursos do Tesouro do Estado. Isso facilita a aquisição pelas famílias e reduz o valor das parcelas, já que os juros do financiamento são de apenas 2% ao ano. Com isso, os beneficiários que têm renda de até três salários mínimos vão pagar parcelas mensais de R$ 304, com tempo de financiamento de 420 meses.

"É um trabalho de várias mãos para levar a moradia às pessoas que precisam. O município doou o terreno, a Cohapar cumpriu o seu papel e o Estado reduziu os juros e contribui com R$ 15 mil para baixar o preço da casa", ressaltou Piana. "É assim que fazemos um governo que se preocupa com a sua gente e faz o possível para levar qualidade de vida para a população".

Ao todo, a Cohapar investiu R$ 4,6 milhões no empreendimento, sendo que quase R$ 4 milhões foram para a construção das habitações. A companhia também destinou R$ 570 mil no subsídio das 38 famílias e mais R$ 41,8 mil na compra de materiais para a instalação das redes de água e esgoto no conjunto. A empresa foi responsável ainda pela contratação da construtora, fiscalização e acompanhamento das obras e pelo convênio com a Copel para a instalação da rede de energia.

"Com o financiamento próprio da Cohapar, garantimos os juros mais baratos do Brasil para a habitação. As famílias pagam em 30 anos, sem entrada e ainda têm um desconto no valor da aquisição da casa", explicou o presidente da Cohapar, Jorge Lange. "O Casa Fácil Paraná é um programa de grandes realizações. Com ele, estamos conseguindo levar a casa própria para famílias de todo o Paraná".

O prefeito de São Carlos do Ivaí, José Luiz Santos, ressaltou que há anos o município buscava a parceria com a Cohapar para a construção de moradias para a população. "Agradeço muito ao Governo do Estado por estar entregando essas casas, que vão significar muito para a vida dessas 40 famílias que pegaram suas chaves", afirmou. "Já temos outros três terrenos para a construção de novas moradias, e estamos encaminhando os projetos com a Cohapar para zerar o défict habitacional no município".

IMÓVEIS – As casas têm entre 43 metros quadrados e 50 metros quadrados, com dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugadas, além de lavanderia na área externa. Algumas unidades, com 47 metros quadrados de área, são adaptadas para pessoas com dificuldade de locomoção.

A casa própria é a realização do sonho na vida do casal Viviane Gomes Marques, de 28 anos, e Éverton de Oliveira Martins, de 27, que vão viver no local com os filhos Éverton e Édson. “É a grande conquista da nossa vida, foi muito tempo de espera e trabalho até conseguir esse bem. Trabalhamos bastante para poder dar esse conforto para os nossos filhos”, disse Viviane.

“Morávamos de aluguel e agora é um alívio saber que estamos pagando por algo que vai ser nosso”, afirmou Éverton. “E é uma parcela barata. Vai sobrar um dinheirinho para investir na própria casa, para deixar ela cada vez mais caprichada”.

CASAS
As casas têm entre 43 metros quadrados e 50 metros quadrados, com dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugadas, além de lavanderia na área externa. Foto: Gabriel Rosa/AEN

CASA FÁCIL – Na modalidade Financiamento Cohapar, a companhia financia diretamente a construção de casas para famílias com renda de um a seis salários mínimos, com condições de pagamento facilitadas, que incluem juros de 2% e prestações mensais reduzidas de financiamento, que pode ser quitado em até 420 meses.

A execução das obras é realizada em áreas doadas pelos municípios ou de propriedade da Cohapar, e as construtoras selecionadas via procedimento licitatório. O valor de compra das unidades habitacionais varia de acordo com as características e os custos de produção de cada empreendimento. Mais informações sobre as condições de participação e empreendimentos habilitados podem ser conferidas no site da Cohapar.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais da Fazenda, Norberto Ortigara, e do Turismo, Marcio Nunes; e o deputado federal Tião Medeiros.