Pesquisadores do Estado apresentam técnicas para substituir fertilizantes em Londrina

Recentemente, pesquisadores do IDR-Paraná, incluindo os palestrantes do seminário, divulgaram uma nota técnica sobre o uso racional de fertilizantes. Ela destaca a diversidade da agropecuária paranaense e a importância do Estado como produtor de grãos e proteínas animais.
Publicação
08/04/2022 - 15:00

Confira o áudio desta notícia

Cerca de 100 pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes participaram na manhã desta sexta-feira (8) do seminário "Estratégias para o uso eficiente de fertilizantes", evento organizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater) na ExpoLondrina. O assunto ganhou nova importância neste ano com a guerra na Ucrânia.

Recentemente, pesquisadores do IDR-Paraná, incluindo os palestrantes do seminário, divulgaram uma nota técnica sobre o uso racional de fertilizantes. Ela destaca a diversidade da agropecuária paranaense e a importância do Estado como produtor de grãos e proteínas animais.

Acentua, ainda, que o setor do agronegócio é um dos principais componentes da matriz econômica estadual, e pondera que a maioria dos solos apresenta elevada acidez e baixos teores de nutrientes. A correção da acidez do solo e a adubação historicamente proporcionaram maiores incrementos na produtividade da maioria das culturas.

Há estratégias de curto, médio e longo prazo para aumentar a eficiência no uso de fertilizantes. Uma delas é a calagem, técnica de preparo de solo com adição de calcário para neutralizar a acidez, ou a gessagem, que consiste no uso de gesso agrícola, rico em cálcio e sulfato, que melhora a exploração do solo pelas raízes. Com isso, aumenta a absorção de água e nutrientes pela planta.

Também ganha espaço na discussão o manejo conservacionista do solo e da água, com uso de resíduos culturais e plantas de cobertura depositados na superfície para posterior incorporação biológica.

“É um debate atual e de extrema relevância para o agronegócio paranaense e brasileiro que, certamente, não se encerra aqui. Abrir espaço na ExpoLondrina para essa discussão é fundamental", disse a diretora de pesquisas do IDR-Paraná, Vânia Moda Cirino.

A pesquisadora Graziela Moraes Cesare Barbosa apresentou dados obtidos em mais de 30 anos de experimentação, iniciada no antigo Iapar (Instituto Agronomico do Paraná), que mostra a viabilidade do usar dejetos da criação de suínos, aves e bovinos para substituir, com vantagens, os fertilizantes químicos. “É possível utilizar os resíduos sem contaminar o solo e as águas em acordo com o ambiente e manter a produtividade", disse. "Mas é preciso usar com critério, e não como descarte".

A importância de trabalhar o perfil do solo no sentido de favorecer o desenvolvimento das raízes das plantas e, assim, reduzir o estresse das lavouras para aumentar o aproveitamento de água e nutrientes foi o tema abordado pelo pesquisador Cezar Francisco Araújo Júnior. Dentre as diversas práticas possíveis para esse fim, ele destacou a manutenção do solo coberto. "A cobertura vegetal permanente é a chave do sucesso em sistemas de produção conservacionistas", disse.

Já o pesquisador Luiz Antônio Zanão defendeu a necessidade de observar detalhadamente as características físicas, químicas e de biologia do solo. "Às vezes, nem é preciso fazer adubação com determinado nutriente", ensinou.

O IDR-Paraná também se colocou à disposição dos produtores de todo o Estado para trabalhar de maneira eficiente o uso de fertilizantes nos próximos anos. 

GALERIA DE IMAGENS