Pesquisadores discutem impacto cultural e editorial de Harry Potter na edição do Cândido

A partir de entrevistas com professores e acadêmicos, os jornalistas Mariana Balan e Murilo Basso constroem um painel sobre o impacto da obra da escritora britânica J.K. Rowling na cultura e no mercado editorial.
Publicação
30/06/2022 - 15:00
Editoria

O aniversário de 25 anos de lançamento da série Harry Potter é o assunto do especial do mês do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. A partir de entrevistas com professores e acadêmicos, os jornalistas Mariana Balan e Murilo Basso constroem um painel sobre o impacto da obra da escritora britânica J.K. Rowling na cultura e no mercado editorial. Também selecionam outros títulos da literatura de fantasia para quem tem interesse em se iniciar no gênero — alguns deles já inspirados no fenômeno Potter.

“Os best-sellers infantojuvenis publicados entre o final dos anos 1990 e a primeira década dos anos 2000 foram influenciados por Harry Potter como um todo. E não necessariamente pela narrativa, mas pelo impulso mercadológico, porque o mercado editorial viu que poderia alçar voos mais altos. Quem apostaria que escrever livros em sagas, com vários volumes, poderia ser a fórmula para atrair novos leitores?”, diz Mateus Fernando de Oliveira, mestre e doutorando em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), entrevistado pelos repórteres.

Outros destaques do Cândido 131: entrevista com Guilherme Gontijo Flores (concedida a Luiz Felipe Cunha), artigo de Julia Raiz na coluna Pensata, conto de Marcela Dantés, poema de Lawrence Ferlinghetti (traduzido por Rodrigo Garcia Lopes), trecho do primeiro romance da cantora Karina Buhr e uma seleção com trabalhos da fotógrafa Dani Durães. A ilustração de capa é de Leonardo Yorka.

Leia no site candido.bpp.pr.gov.br ou faça o download gratuito AQUI.

GALERIA DE IMAGENS