Pesca ilegal, animais presos, desmatamento: Força Verde redobra atendimento no Litoral

A atuação do BPAmb-FV acontece nos sete municípios (Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Antonina e Morretes) com atividades na terra e na água, abordagens, fiscalizações e orientações para que as pessoas não infrinjam as leis ambientais.
Publicação
09/02/2023 - 15:20

Confira o áudio desta notícia

O Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde (BPAmb-FV), da Polícia Militar do Paraná, atendeu 321 ocorrências durante o período do Verão Maior Paraná, com reforço operacional no Litoral. O dado é referente a flagrantes, delitos, ações preventivas e orientações que ocorreram no período de 17 de dezembro a 07 de janeiro.

A atuação do BPAmb-FV acontece nos sete municípios (Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Antonina e Morretes) com atividades na terra e na água, abordagens, fiscalizações e orientações para que as pessoas não infrinjam as leis ambientais. Além disso, o patrulhamento aconteceu com veículos, embarcações e a pé, atingindo as regiões mais isoladas do Litoral.

Os policiais ambientais registraram 13 casos de pesca ilegal, 26 crimes contra a flora, 61 atos de poluição e 21 ocorrências contra a fauna. Além disso, foram apreendidos 107 animais mantidos em cativeiro e 1,6 mil quilos de carvão ilegal.

Na operação na água, foram apreendidos 645 metros de rede e 13 unidades de gerival, um aparelho adaptado de uma tarrafa para camarão que opera como rede de arrasto pela impulsão da força da maré.

“Atuamos no defeso das espécies, na área de desmate da Mata Atlântica, na extração ilegal do palmito Juçara e na caça ilegal dos animais. Nossa maior incidência acaba sendo na pesca e no desmatamento, por isso temos operações durante o dia e à noite, buscando evitar e coibir esses tipos de crimes”, disse subtenente Rodrigo Figueiredo Cainelli.

Ao longo deste período, os policiais ambientais também realizaram diversas ações de abordagem a veículos. Foram 657 fiscalizações em automóveis, moto-frete, moto-passeio, trailers, vans e embarcações de pesca e passeio. Também foram abordadas 3.150 pessoas.

“Além de coibir o crime de forma geral, também fiscalizamos e até mesmo apreendemos os veículos utilizados para o transporte desses produtos, responsabilizando o autor do delito de forma a impedir que ele continue causando danos ambientais em todo o Litoral”, completou o subtenente.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS