PCPR na Comunidade em Curitiba inclui atividades culturais

O atendimento das 18h às 23h facilitou a vida de quem não tem disponibilidade durante o dia. Além da oferta de serviços de polícia judiciária, foi iniciada parceria para a oferta atividades culturais.
Publicação
21/04/2023 - 13:40

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, levou serviços de polícia judiciária e apresentações culturais à população na região central de Curitiba, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu nesta semana. Foram atendidas no evento aproximadamente 600 pessoas e confeccionadas 319 carteiras de identidade.

Durante a ação, os policiais civis também realizaram serviços de polícia judiciária e orientaram sobre como fazer denúncias, como prevenir crimes e quais medidas devem ser tomadas ao ser vítima.

O delegado da PCPR Marcus Michelotto explica que o evento ocorreu no período noturno, das 18h às 23h, com o intuito de abrir agenda para confecção de carteiras de identidade, principalmente ao público que não possui disponibilidade durante o dia.

Também teve início a parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, com exposições interativas no Posto Central do Instituto de Identificação da PCPR.

“Esse espaço é de extrema importância para levar a cultura paranaense à população e dar visibilidade aos artistas locais. Pretendemos levar essa parceria para outros eventos que serão realizados no nosso Estado, pois observamos uma reação positiva daquelas pessoas que precisam dos nossos serviços”, ressalta Michelotto.

A contadora Luciane Ribeiro, de 42 anos, trabalha durante o dia e afirmou que a mudança de horário facilitou para confeccionar ou renovar a carteira de identidade. “Aproveitei para atualizar o meu RG e do meu filho, além de fazer a primeira via do meu caçula. Gostei dessa iniciativa de unir a cultura, achei muito interessante”, afirma.

A Secretaria de Estado da Cultura levou ao evento a apresentação do violinista da Orquestra Sinfônica do Paraná, Cácio Araujo, exposição de obras literárias e de arte – Acervo e Memória do Teatro Guaíra. A participação contempla o objetivo de inserir a cultura paranaense nos diversos espaços públicos.

“É muito gratificante para nós darmos esse apoio a essa ação em prol da cidadania. A cultura precisa ser ampla e irrestrita. Levar a literatura por meio das obras publicadas pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura e oferecer ações do Teatro Guaíra é a nossa forma de contribuir para esse acesso”, destaca a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande.

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um projeto que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações. Aumenta, ainda, a eficiência na prestação do serviço público e representa a instituição em atividades em prol da sociedade.

SOLICITAÇÃO – Quem quiser solicitar a realização do evento pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de Comunicação da PCPR entrará em contato e analisará se é possível levar a ação ao local pretendido.

Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas AQUI.

GALERIA DE IMAGENS