Pelo programa Voe Paraná, Arapongas passa a contar com ponte aérea com Curitiba

Operados pela companhia Aerosul, os voos saem sempre às segundas-feiras de Arapongas e retornam da capital às sextas-feiras, com partida do Aeroporto Internacional Afonso Pena às 16h25. Previsão é que na segunda quinzena de outubro mais dias sejam acrescentados, com voos diretos.
30/09/2021 - 11:30

Quem precisa se deslocar entre Arapongas e Curitiba passou a contar com uma opção mais rápida. O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta quinta-feira (30), em ato no aeroporto municipal, a incorporação da cidade da Região Norte ao Voe Paraná, maior programa de aviação regional do País.

Operados pela companhia Aerosul, os voos saem sempre às segundas-feiras de Arapongas e retornam da Capital às sextas-feiras, com partida do Aeroporto Internacional Afonso Pena. Nos dois percursos há sempre uma parada em Apucarana. O tempo total de deslocamento é estimado em até duas horas. As aeronaves Cessna C208 têm capacidade para transportar até nove passageiros.

Até a segunda quinzena de outubro, porém, haverá mais opções de dias e horários, desta vez com voos diretos para a Capital, sem escala. “É Arapongas se desenvolvendo, gerando emprego e renda para a população. A cidade tem o maior parque moveleiro do País, que tende a se expandir ainda mais com esses voos, facilitando o comércio e dando mais agilidade à negociação dos produtos”, comentou o governador.

Ratinho Junior destacou que o programa Voe Paraná foi retomado na segunda-feira (27), com a ponte Apucarana e Curitiba – a programação estava suspensa desde março do ano passado em razão da pandemia da Covid-19. “O Governo trabalha para desenvolver a malha aeroviária paranaense. Teremos novas rotas e mais voos em bem pouco tempo”, afirmou.

O governador confirmou também que em outubro vai assinar a liberação para dar início ao processo de melhoria do aeroporto de Arapongas. Entre as obras está prevista a ampliação da pista de pouso e descolagem.

“Isso terá um impacto muito grande para a vida da cidade, especialmente para o nosso setor moveleiro, que é muito forte e os empresários precisam se deslocar se uma forma rápida”, acrescentou o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

LIGAÇÕES – A Aerosul opera também a linha Curitiba-Pato Branco e pretende até o fim do ano instalar as ligações Curitiba-Londrina, Curitiba-Telêmaco Borba, Curitiba-Francisco Beltrão, Curitiba-União da Vitória, Curitiba-Cornélio Procópio, Curitiba-Guaíra, Curitiba-Guarapuava e Londrina-Foz do Iguaçu-Assunção (Paraguai).

“Será uma nova malha, abrangendo várias cidades do Paraná. Vamos aproximar as cidades do Interior com a Capital, de uma maneira segura e rápida”, explicou o presidente da Aerosul, Adilson Santos de Oliveira.

MAIS VOOS Atualmente há linhas aéreas periódicas ligando Curitiba a Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, operadas por companhias aéreas diferentes – Azul, Gol e Latam. A Azul Linhas Aéreas informou que planeja expandir sua operação para mais cinco cidades do Interior do Paraná ainda neste ano. Umuarama é um dos destinos visados pela companhia já a partir de outubro deste ano, e as cidades de Toledo, Guarapuava, Pato Branco e Ponta Grossa também poderão ter suas bases reabertas.

A Latam, por sua vez, também confirmou um incremento no número de voos partindo de Curitiba. Serão mais sete destinos: Porto Alegre, Belo Horizonte/Confins, Rio de Janeiro/Santos Dumont, Foz do Iguaçu, Maringá, Londrina e Fortaleza. Ao todo, até o primeiro trimestre de 2022, a empresa completará 10 destinos a partir da capital paranaense, contra os três em operação atualmente (Guarulhos, Congonhas e Brasília). Também com previsão de estreia para os três meses do ano que vem, destacou a empresa, está a rota Cascavel-Guarulhos (SP).

VOE PARANÁ – Lançado pelo governador Ratinho Junior em outubro de 2019, o Voe Paraná mantinha voos regulares, em parceria com a Gol e Two Flex, de Curitiba para Guaíra, Paranaguá, Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí, Arapongas, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, União da Vitória e Telêmaco Borba. O programa precisou ser descontinuado em março de 2020 em razão da pandemia da Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, 2.736 passageiros foram transportados no período.

O Paraná encerrou 2019 com 19 aeroportos operando voos regulares para destinos turísticos de qualquer lugar do País e do mundo – em 2018, eram apenas seis aeroportos (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa). Ampliação que volta à pauta, com a reforma e ampliação de terminais importantes pelo Estado como os de Siqueira Campos, Paranavaí, Arapongas e Umuarama.

Quem precisa se deslocar entre Arapongas e Curitiba passou a contar com uma opção mais rápida e segura. O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta quarta-feira (30), no aeroporto municipal, a incorporação da cidade da Região Norte ao Voe Paraná, o maior programa de aviação regional do País. Foto: Jonathan Campos/AEN
Até a segunda quinzena de outubro haverá mais opções de dias e horários, desta vez com voos diretos para a Capital. Foto: Jonathan Campos/AEN

PRESENÇAS – Participaram do ato o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; o deputado federal Pedro Lupion; os deputados estaduais Cobra Repórter e Tiago Amaral; e o vice-prefeito de Arapongas, Jair Milani; além de lideranças políticas e empresariais da região.