Pavimentação, Meu Campinho e hospital: Estado reforça investimentos em Colombo

Cerca de R$ 30 milhões em investimentos já foram executados na cidade. Outros R$ 16,7 milhões estão em processo de análise e licitação na Secretaria de Estado das Cidades.
12/05/2023 - 16:00

Em março deste ano, Marcos Antônio Alves do Nascimento, 46 anos, morador do Alto Maracanã, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, ganhou uma opção de lazer bem pertinho de casa. É o Meu Campinho da Rua Joaquim Rocha, onde ele aproveita para jogar bola com o filho caçula. “Ficou ótimo para a gente brincar. A maioria das canchas hoje tem de pagar. Aqui não. Meu menino mais novo gosta muito de jogar bola, então venho com ele direto”, diz.

O Meu Campinho foi construído pela prefeitura a partir de uma transferência voluntária, a fundo perdido, de R$ 467 mil feita pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades. Desde 2019, são R$ 30 milhões de ações e investimentos concluídos ou em execução por parte do Estado no município.

Além de quadras esportivas, foram entregues veículos e obras de infraestrutura urbana. Atualmente, está em execução a pavimentação em concreto (Whitetopping) de 18,9 mil m² de ruas nos bairros Jardim São Gabriel e Osasco. O investimento na obra é de R$ 5,3 milhões.

“Temos olhado com muita atenção os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. São cidades com características específicas por conta de sua proximidade com a Capital. Por isso, a orientação do governador Ratinho Junior é de que nossa atuação seja de parceria e diálogo com os prefeitos, para que na ponta possamos trazer melhorias para a vida das pessoas”, diz o secretário Eduardo Pimentel.

Outros R$ 16,7 milhões estão em fase de análise e licitação na Secretaria das Cidades. São pavimentações, uma capela mortuária e a entrega de um veículo.

Também está em construção o Hospital Geral de Colombo, que após concluído terá capacidade para 400 cirurgias por mês. A nova unidade, que será referência para uma população de quase 250 mil pessoas do município, também vai desafogar o atendimento médico-hospitalar da RMC. A previsão é que a obra leve dois anos.

Outro destaque é a duplicação da Rodovia da Uva, cuja nova etapa prevê investimentos de R$ 363 milhões ligando o trecho já duplicado ao Contorno de Curitiba. A PR-417, entre Curitiba e Colombo, já foi parcialmente duplicada entre o Contorno Norte de Curitiba (PR-418) e a Rua Orlando Ceccon. Ao final da obra, o trecho contará com seis pistas, sendo três em cada sentido, o que aumentará a capacidade de tráfego de veículos que circulam pela movimentada região, que é uma das principais ligações entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Para o prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, esses investimentos viabilizados com o apoio estadual são fundamentais para o município. “Essa é uma parceria muito grande. São recursos para a pavimentação, para a construção do hospital. São obras que agora geram emprego e renda e lá na frente a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.