Páscoa Solidária busca gerar renda e levar mais carinho para famílias paranaenses

Programa atua em duas vertentes. Um dos objetivos é gerar renda para as famílias mais carentes por meio de cursos de culinária. O outro busca arrecadar ovos de Páscoa que serão distribuídos para crianças e adolescentes que vivem em unidades de acolhimento.
18/03/2021 - 19:00

O Governo do Paraná lançou neste mês o projeto Páscoa Solidária. Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, o programa atua em duas vertentes. Um dos objetivos é gerar renda para as famílias mais carentes por meio de cursos de culinária. O outro é arrecadar ovos de Páscoa que serão distribuídos para crianças e adolescentes que vivem em unidades de acolhimento do Paraná.

Um dos mais importantes feriados religiosos do País, a Páscoa vai ser celebrada no próximo dia 4 de abril (domingo). “Em um momento difícil pelo qual atravessamos, em meio a uma pandemia, a solidariedade deve ser o braço forte que alimenta a esperança de um futuro melhor. Essa capacitação oferecida pelo Governo do Estado vai abrir a possibilidade de novas fontes de renda para as pessoas”, destacou Luciana. “Já a doação de ovos de chocolate vai permitir que essa Páscoa seja um pouco mais feliz para as crianças e adolescentes que vivem em lares de acolhimento”.

CURSO – A primeira turma da capacitação concluiu o curso com duração de quatro dias na semana passada. Dez mulheres, esposas ou parentes de presidiários que cumprem pena no Paraná aprenderam a fazer ovos de chocolate e produtos derivados, com foco na Páscoa. As aulas foram ministradas pela professora Sara Sabino, gastrônoma formada pela Universidade Positivo com pós-graduação em Pâtisserie e Boulangerie. Ela ofertou o curso de forma voluntária.

"Agradeço pela oportunidade e pelo convite. É gratificante trabalhar com essas meninas, passar o meu trabalho e ajudar de alguma forma para que elas possam mudar de vida", disse a professora.

A capacitação ocorreu em um dos espaços da Ceasa, em Curitiba. As alunas foram selecionadas por meio do cadastro no Banco de Alimentos, programa da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento que incentiva a alimentação saudável.

“Foi ótimo o aprendizado. Um incentivo para que a gente possa ter alguma renda para sustentar a família”, afirmou Rosaura Maia de Lima, uma das formandas do curso.

O objetivo da capacitação, ressaltou Luciana, é ofertar às famílias uma oportunidade para geração de renda. Algo que vai além da comercialização apenas durante a Páscoa. “Poderão fazer chocolates e vender o ano todo”, disse a primeira-dama.

Durante o curso, as alunas aprenderam todos os processos de produção dos ovos de chocolate, desde a compra dos produtos até a venda da mercadoria.

VÍDEO-AULA – Para que mais gente tenha acessos aos conteúdos da capacitação, em breve será disponibilizado o tutorial das aulas nos canais oficiais do Governo do Paraná. A Superintendência Geral de Ação Solidária informou que a abertura de novas turmas depende do momento da pandemia no Estado e dos decretos em vigência.

ARRECADAÇÃO – Além da capacitação, o projeto vai atender crianças e adolescentes que estão nas unidades de serviço de acolhimento institucional do Estado, como casas-lares e abrigos em todo o Paraná.

As empresas Barion e Mondelez abriram a campanha com a doação de milhares de ovos de chocolate. Tudo o que for arrecadado será distribuído até 4 de abril para crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social.

“Gostaria de agradecer a parceria com o Estado. A Barion, com 60 anos de mercado, vem trazer um pouquinho de felicidade em forma de chocolate. A empresa doou mais de 4 mil ovos de Páscoa que chegarão para mais de 4 mil crianças carentes do nosso Estado”, destacou Leonardo Barion, um dos sócio da empresa.

“É um momento muito singular que estamos vivendo, e a gente entende que a solidariedade e a ajuda, seja ela qual for, são muito importantes, principalmente quando falamos de crianças carentes. Nós nos sentimos muito gratos em participar desse momento. Desejamos a todos uma feliz Páscoa e que todos fiquem bem”, acrescentou.

Quem quiser contribuir com a campanha pode entrar em contato com a organização através do link http://www.justica.pr.gov.br/Fale-com-SGAS

“A relação da Mondelez com o Paraná sempre foi muito estreita. Há muitos anos nos envolvemos ativamente nas ações solidárias e temos muito orgulho em participarmos dessas iniciativas. A mensagem que a Mondelez Brasil quer deixar é que sempre deve haver esperança. Passamos por momentos difíceis, mas acreditamos que a esperança, solidariedade e o amor devem sempre permanecer”, ressaltou a coordenadora de Impacto Social da Mondelez Brasil, Lilian de Jesus.

“Queremos que por meio dessas ações que outras empresas e pessoas possam se motivar para realizar ainda mais doações, não apenas nessa Páscoa”, arrematou.