Parceria entre Estado e prefeitura leva R$ 17 milhões em novos investimentos para Colombo

Obras vão melhorar a estrutura de diversas ruas urbanas nos bairros Parque Embu, Paloma, São Dimas, Guarani e Guaraituba, beneficiando milhares de moradores. Também foram liberadas a construção de uma nova Capela Mortuária e a aquisição de um novo carro para a saúde municipal.
19/04/2023 - 10:40

Colombo vai receber cerca de R$ 17 milhões para obras de pavimentação de diversas ruas urbanas, a construção de uma nova capela mortuária e a aquisição de um veículo para uso do município. Os novos investimentos fazem parte de uma parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura da cidade, na Região Metropolitana de Curitiba, e foram anunciados nesta quarta-feira (19) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, junto com o prefeito Helder Lazarotto, no Palácio Iguaçu.

Segundo o governador, os investimentos anunciados agora somam-se a outros importantes projetos em andamento na cidade. Ele citou como exemplos a obra de construção do Hospital Geral de Colombo, que após concluído terá capacidade para realização de 400 cirurgias por mês, e a duplicação da Rodovia da Uva, cuja nova etapa prevê investimentos de R$ 363 milhões ligando o trecho já duplicado ao Contorno Norte de Curitiba.

“Colombo deu um salto de desenvolvimento e qualidade nos últimos anos e a responsabilidade do Estado é tentar acompanhar este crescimento. Este pacote que anunciamos agora se junta a outras grandes obras que estão sendo feitas em parceria com a prefeitura e a novos investimentos que anunciaremos em breve, o que demonstra a importância de Colombo para a Região Metropolitana de Curitiba e para o Paraná”, afirmou Ratinho Junior.

As vias que receberão o novo pavimento são a rua da Imbuia, do Cedro, Corbélia, Roncador, das Funcionárias, das Hortênicas, Euclides Bandeira, Rosa Maschio Batistão, Altívio Gomes Junior, Bom Sucesso, Arapoti e Campo Mourão. Elas estão localizadas nos bairros Parque Embu, Paloma, São Dimas, Guarani e Guaraituba.

As intervenções deverão beneficiar milhares de moradores que residem e transitam nas regiões, que atualmente possuem ruas acidentadas e desniveladas, além de pouca arborização. A expectativa é que, após concluídas, elas garantam mais acessibilidade para motoristas e pedestres, inclusive aqueles com deficiência, além de um novo projeto paisagístico.

O projeto inclui os serviços preliminares, terraplanagem, base, revestimento, meio-fio e sarjeta, além de serviços de urbanização, sinalização de trânsito e drenagem. A pavimentação será feita em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), cujo processo de produção é feito com alta tecnologia, garantindo mais resistência, impermeabilidade, capacidade de dilatação térmica e resistência à erosão.

O repasse dos recursos para as obras será feito pela Secretaria de Estado das Cidades. De acordo com o secretário Eduardo Pimentel, a liberação segue uma estratégia estabelecida pelo Executivo Estadual de dar agilidade ao encaminhamento das demandas apresentadas pelos prefeitos.

“O governador determinou um atendimento rápido aos municípios e, no caso de Colombo, a prefeitura se empenhou muito nos processos, o que garantiu a liberação destes R$ 17 milhões a fundo perdido, além de mais R$ 25 milhões em novos projetos que temos sendo preparados na secretaria para as próximas semanas”, disse.

OUTROS INVESTIMENTOS – A nova Capela Mortuária será construída no bairro Jardim Monza, um dos mais populosos do município. A sua construção receberá R$ 600 mil de investimentos estaduais e uma contrapartida de mais R$ 687 mil da Prefeitura de Colombo.

Com 190 metros quadrados, a unidade comportará até 240 pessoas, o que permitirá a realização de até dois velórios de maneira simultânea. Além de duas salas fúnebres, o espaço será equipado com copa, banheiro adaptado e estacionamento.

Também houve a liberação para a licitação visando a aquisição de um veículo no valor de R$ 112,5 mil. Os recursos foram obtidos através de uma emenda parlamentar e o carro será utilizado para atendimento das demandas das equipes municipais de saúde.

Para o prefeito de Colombo, os investimentos viabilizados com o apoio estadual beneficiam toda a população. “O Estado tem sido parceiro do município desde o início da gestão, liberando recursos importantes e que fazem girar a economia da cidade, fomentando o comércio e gerando empregos, porque as empresas que trabalham nas obras contratam a mão de obra local”, declarou.

PRESENÇAS – Também participaram do anúncio o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Ademar Traiano; e os deputados estaduais Alexandre Curi, Gilberto Ribeiro e Ney Leprevost.