Paranaprevidência recebe Plano de Integridade e Compliance da Controladoria-Geral do Estado

Elaboração do plano começou em meados de 2021 e foi entregue ao diretor-presidente da instituição nesta sexta-feira (18).
Publicação
18/03/2022 - 15:30
Editoria

O diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, recebeu nesta sexta-feira (18) do diretor-geral da Controladoria-Geral do Estado, Luiz Fernando Neto de Castro, e do diretor de auditoria, controle e gestão da CGE, Gilberto Antonio de Souza Filho, o plano de Integridade e Compliance da instituição, que é a responsável pelo sistema previdenciário dos servidores do estado do Paraná.

A elaboração do plano começou em meados de 2021 e, desde então, a Paranaprevidência está trabalhando na análise de riscos institucionais. O mapeamento aponta 27 riscos, segundo relatório elaborado pela equipe de Integridade e Compliance da instituição e pela equipe da CGE.

Ao receber o plano, Felipe Vidigal destacou as conquistas que a Paranaprevidência fez nos últimos anos, principalmente após a criação da área de Integridade e Compliance. “As nossas conquistas, como a certificação no Pró-Gestão, o Certificado de Regularidade Previdenciária Administrativo, a elaboração do plano de custeio são ganhos não apenas para nós, como instituição, mas para a previdência do Estado e para o futuro do Paraná de modo geral”, explicou.

Segundo ele, tudo o que foi conquistado se traduz em melhorias na gestão, com destaque para a qualificação da gestão financeira. “O alcance do programa de Integridade e Compliance é muito amplo e nos permite direcionar e redirecionar, quando for o caso, as nossas ações e o nosso planejamento estratégico”, afirmou. “Portanto, a sinergia entre as atividades desenvolvidas pelas diversas áreas é fundamental para o trabalho da instituição”.

O diretor-geral da CGE, Luiz Fernando Neto de Castro, destacou que a finalização do trabalho constitui uma evolução na gestão previdenciária do Estado do Paraná. Já o diretor de Auditoria, Controle e Gestão, Gilberto Antonio de Souza Filho, ressaltou a maturidade e a disposição da Paranaprevidência. “Este é o primeiro plano de Integridade e Compliance desta instituição. A análise detalhada dos riscos foi fundamental, mas a execução do plano e das ações apontadas vai elevar a gestão previdenciária a um novo patamar”, afirmou.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na entrega do plano os diretores da Paranaprevidência Jefferson Zaneti (jurídico), Francisco César Farah (previdência) e Gustavo Cimbalista de Alencar (finanças e patrimônio), além do Controller, José Manuel Justo Silva; e os integrantes da equipe de Integridade e Compliance, assistentes técnicos e coordenadores institucionais. Participaram, ainda, o coordenador de Integridade e Compliance da CGE, Paulo Palacios, e a agente de Compliance, Camila Zavadzki.

GALERIA DE IMAGENS