Paranaenses têm até domingo para sugerir ideias para o Plano Plurianual 2024-2027

O PPA é o mais importante instrumento de planejamento de médio prazo do Governo do Estado, que deve ficar pronto até 30 de setembro de 2023. Até agora mais de 1,2 mil sugestões foram registradas, nas dezenas de áreas de ação governamental.
Publicação
10/04/2023 - 10:47
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Ainda dá tempo de participar da consulta pública que vai contribuir para a definição de prioridades no planejamento do Paraná para os próximos quatro anos. Está aberto até domingo (16) o espaço para que os paranaenses possam sugerir ideias para o Novo Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), o mais importante instrumento de planejamento de médio prazo do Governo do Estado, que deve ficar pronto até 30 de setembro de 2023.

A consulta pode ser acessada AQUI e é muito simples de ser preenchida. O cidadão pode dar quantas sugestões achar necessárias e, após análise do corpo técnico da Secretaria de Planejamento, essas contribuições vão auxiliar o Governo do Estado a definir as prioridades do novo PPA.

A indicação popular de ideias e prioridades faz parte do Pacto pelo Futuro, iniciativa lançada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e que consiste na participação mais ativa de toda a sociedade na elaboração do novo PPA. O objetivo é promover um diálogo efetivo com os demais poderes e a população, além de dar transparência ao trabalho dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

CIDADES E ÁREAS - Até o momento são mais de 1,2 mil sugestões registradas, nas dezenas de áreas de ação governamental, que vai de assistência social até o turismo. Curitiba lidera o número de indicações de melhorias, seguido de Ponta Grossa, Maringá, Campo Mourão e Apucarana.

Entre as áreas com maior número de contribuições até o momento estão segurança pública, infraestrutura e logística, desenvolvimento rural, educação, ciência, tecnologia e inovação e cidades e mobilidade.

O PPA, que tem duração de quatro anos, inicia no segundo ano do mandato do governador e termina no fim do primeiro ano de seu sucessor, e é destinado a programar políticas públicas do Governo e ações de demais Poderes e órgãos constitucionais autônomos.

GALERIA DE IMAGENS