Paranacidade reafirma compromisso com cidades sustentáveis em Foz do Iguaçu

Equipe veste laranja, cor que remete ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, que trata de questões municipais. Durante o Governo 5.0, foram apresentados programas e serviços do Paranacidade a prefeitos técnicos das cidadades.
18/11/2022 - 13:10

A equipe do Serviço Social Autônomo Paranacidade usou camisetas personalizadas no encontro Governo 5.0, realizado esta semana, em Foz do Iguaçu. De cor laranja, ela remete aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos na Agenda 2030, da ONU, para serem alcançados pelos países signatários, entre eles o Brasil.

A cor laranja, escolhida para os profissionais que atuam no evento representa o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e reafirma o compromisso da empresa, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, com a sustentabilidade.

“Vestir a camisa é uma referência clara do compromisso do Paranacidade com a incorporação dos ODS nas ações que realiza em apoio ao desenvolvimento urbano”, explica a superintendente executiva Camila Mileke Scucato.

O evento é realizado pelo Governo do Paraná e, neste ano, a temática é Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população. O evento é promovido pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e pelo Sebrae/PR, com apoio do Governo do Estado.

Para o Governo 5.0 deste ano, o Paranacidade levou o seu portfólio de serviços e um grupo de técnicos para atender e esclarecer eventuais dúvidas de prefeitos e técnicos municipais. Sobre os ODS, há um vídeo que apresenta a Cartilha Digital, com um método para a sensibilização de equipes sobre o assunto, além de apresentações presenciais sobre os conceitos da Agenda 2030.

De acordo com o que preconiza a ONU, um dos pontos que orientam a atuação do Paranacidade, o ODS 11, propõe tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Isso significa, entre outras ações, garantir o acesso a todas as pessoas à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos; proporcionar transporte seguro, acessível e sustentável e aumentar a urbanização inclusiva e sustentável e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos urbanos participativos, integrados e sustentáveis.