Paraná vai sediar pela primeira vez evento nacional sobre Unidades de Conservação

Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), será entre os dias 6 e 7 de junho, em Foz do Iguaçu. Espaço é voltado para debates e troca de experiências sobre conservação ambiental no Brasil.
17/04/2024 - 10:40

A edição 2024 do Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação será realizada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. O evento, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio do Instituto Água e Terra (IAT), é inédito no Estado e ocorrerá entre nos dias 6 e 7 de junho, durante a programação paralela do 19º Festival das Cataratas.

O fórum é o principal espaço de debates e troca de experiências sobre conservação ambiental no Brasil. “Trazer esse evento para Foz, em parceria com o IAT e o Festival Cataratas, é uma grande oportunidade de discutirmos os rumos das áreas protegidas do Brasil no município que sedia o parque nacional mais icônico de nosso País”, destaca o diretor de Áreas Protegidas do MMA, Pedro Cunha e Menezes.

Diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto lembrou que a iniciativa ganha ainda mais importância ao ser integrada ao Festival das Cataratas, considerado um dos maiores eventos de turismo do Brasil. “Cada vez mais, o turismo é parte integrante e estratégica para a conservação da biodiversidade. Por isso, é importante que haja essa integração entre o turismo e a gestão das Unidades de Conservação”, afirma.

Segundo ele, o evento é importante também por discutir estratégias, diretrizes e qualificação para o setor. “É um evento anual que reúne os 26 estados do País e o Distrito Federal. Uma integração para discutir a melhoria da qualidade da conservação da biodiversidade do País”, diz Andreguetto.

FESTIVAL – A preocupação socioambiental é também um dos pilares fundamentais do Festival das Cataratas. Para Paulo Angeli, idealizador do evento, ser palco de discussões dentro dessa temática enriquece ainda mais o encontro paranaense. “Promover essa integração entre turismo e meio ambiente está no cerne de nossa missão, e estamos muito satisfeitos com a confirmação deste encontro”, ressalta.

De acordo com os organizadores, ainda há alguns espaços e opções disponíveis para empresas e instituições apresentarem suas marcas, produtos e serviços na tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3029 6603, WhatsApp (45) 9 9958 0025 ou e-mail comercial@festivaldascataratas.com.

Serviço:

Fórum Permanente de Gestores do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Paralelo ao Festival da Cataratas)

Data: 6 e 7 de junho

Local: Rafain Palace Hotel & Convention – Foz do Iguaçu