Paraná sediará encontro nacional de comitês de bacias hidrográficas

Neste ano, o tema central é “Água: Fator de Vida, Saúde e Desenvolvimento”. Todas as atividades estão sendo organizadas com o objetivo de apontar indicativos e perspectivas que denotem a importância da água no contexto da vida, da saúde e como insumo necessário ao desenvolvimento que traz emprego e renda. O evento será online.
29/09/2021 - 16:10

O Governo do Paraná vai sediar o XXIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que começa no próximo dia 04 e segue até o dia 07 de outubro. Haverá palestras, rodas de diálogos e apresentação de visitas técnicas em projetos desenvolvidos no Estado.

O Encob é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest) e do Instituto Água e Terra (IAT), com o apoio do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná.

Por conta do quadro da pandemia, o evento será totalmente online. A XXIII edição tem limite de 5 mil participantes, restando pouco mais de mil vagas. Para acompanhar, basta fazer inscrição gratuita neste SITE.

Neste ano, o tema central do encontro é “Água: Fator de Vida, Saúde e Desenvolvimento”. Todas as atividades estão sendo organizadas com o objetivo de apontar indicativos e perspectivas que denotem a importância da água no contexto da vida, da saúde e como insumo necessário ao desenvolvimento que traz emprego e renda.

A programação visa estabelecer uma interface entre qualidade e quantidade da água, com a sustentabilidade necessária dos recursos hídricos para o futuro.

“Aqui no Estado temos um trabalho muito bom com os Comitês de Bacias Hidrográficas. Em Curitiba temos a cobrança para uso de água bruta e o enquadramento dos corpos hídricos”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

O diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT) e presidente do Comitê de Bacias do Paranapanema, Everton Souza, faz um convite para conhecer o trabalho realizado no Paraná. “É muito importante que a população participe do evento, especialmente quem é interessado em gestão de recursos hídricos ou membro de um Comitê de Bacia Hidrográfica”, disse.

O Paraná possui, atualmente, nove Comitês de Bacias em funcionamento. O Instituto Água e Terra é o responsável por garantir o apoio necessário para a atuação de cada um, exercendo a função de secretaria-executiva. Em todo o País, existem 230 Comitês de Bacias instituídos.

ENCOB – O Encontro Nacional de Comitês de Bacias ocorre desde 1999, com a missão de articular, capacitar e promover o diálogo visando a gestão integrada dos recursos hídricos.

São aguardados representantes do poder público municipal, estadual e federal, usuários de recursos hídricos, ONGs, universidades, e demais interessados no tema, com representantes de todos os estados brasileiros.

Os comitês de bacias são os protagonistas do evento, apresentando as experiências e ações que estão sendo realizadas nas Bacias Hidrográficas.