As cidades do Paraná iniciaram nesta quinta-feira (8) o processo de preparação para promover suas Conferências Municipais de Promoção da Igualdade Racial, movimento liderado pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), através da Diretoria de Igualdade Racial Povos e Comunidades Tradicionais.
A primeira live aconteceu nesta quinta-feira (8) e abordou o tema "Entendendo o que é uma Conferência", voltada aos órgãos municipais, sociedade civil organizada e movimentos sociais. As próximas transmissões serão nos dias 9, 12 e 13 de maio, sempre às 13 horas.
Ao todo, a Semipi vai realizar quatro transmissões em formato de lives no YouTube, com orientações para os municípios, tirar dúvidas e auxiliar na produção das conferências municipais. Os eventos são preparatórios para a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, agendada para julho de 2025, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.
“As conferências são espaços democráticos de diálogo e avaliação, com foco na garantia e promoção de direitos, propondo melhorias em políticas públicas e reunindo grupos sociais e temáticas específicas. Dentro do aspecto coletivo e cooperativo, elas podem ser organizadas por órgãos públicos com participação da sociedade civil”, explica a secretária Leandre Dal Ponte.
Como resultados práticos, as propostas discutidas nas conferências municipais e estaduais podem ser incorporadas em leis, dar origem a planos, programas ou diretrizes nas três esferas públicas. Em relação à etapa local, organizada pelas prefeituras, com participação da sociedade civil e governo municipal, ela busca levantar diagnósticos e propostas com base na realidade local. "A conferência municipal é a base da escuta do território, que garante que as políticas públicas possam atender às realidades dos municípios", afirma.
CONFERÊNCIA ESTADUAL – A Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial vai reunir representantes das conferências municipais e outras organizações estaduais. Também permite sistematizar as propostas dos municípios, eleger legados e construir políticas públicas de abrangência estadual, debatendo demandas locais e políticas públicas de igualdade racial.
Serviço:
Lives preparatórias para as Conferências Municipais de Igualdade Racial
Datas e horários: 08, 09, 12 e 13 de maio, sempre às 13h.
Local: Canal do YouTube da Semipi
Público-alvo: órgãos municipais, sociedade civil organizada e movimentos sociais