Paraná recebe equipe de Minas Gerais para troca de experiências sobre inovação

09/01/2024 - 18:10

O Governo do Paraná apresentou nesta terça-feira (9) a uma equipe do governo de Minas Gerais os seus projetos na área de inovação, tecnologia e transformação digital. A visita fez parte do planejamento de integração interestadual, iniciativa alinhada no Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Os mineiros foram recepcionados em Curitiba e estiveram na Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Copel, Vale do Pinhão (programa de estímulo à inovação, da prefeitura de Curitiba) e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

O coordenador de relações institucionais da SEI, Marcus von Borstel, explicou que a vinda da comitiva mineira é mais um passo para o avanço da inovação entre os estados, visando a assinatura de um protocolo de cooperação, assim como o que firmado entre o Paraná e Espírito Santo no ano passado. “Tivemos três encontros do Cosud em 2023 e fizemos este fortalecimento entre os estados do Sul e Sudeste. Isso nos proporcionou conhecer os projetos que estão dando certo em cada região, apresentar as nossas ações e também ver o que pode ser melhorado”, disse von Borstel.

Entre os projetos paranaenses está a implementação das agências de inovação no Paraná, que têm como objetivo promover o desenvolvimento de municípios por meio da criação de espaços públicos com governança compartilhada entre prefeituras, o governo estadual, instituições de ensino, secretarias municipais, entidade do Sistema S e setor privado.

Além disso, outras ações desenvolvidas pelo governo paranaense são exemplos para o estado parceiro, como o desenvolvimento de programas de tecnologias assistivas, entre elas o Óculos Amigo. Com essa ação, o Estado entregou gratuitamente para todos os alunos cegos da rede pública um óculos de inteligência artificial, capaz de ler textos, reconhecer rostos e transformar em áudio.

No âmbito de investimento ao setor privado, ambos os estados possuem programas de incentivo financeiro à startups locais. O Paraná Anjo Inovador fechou o primeiro edital com 73 startups selecionadas e um investimento de mais de R$ 17 milhões na produção de novas soluções inovadoras da iniciativa privada para gestão pública.

O superintendente de inovação da secretaria do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Pedro Emboava, afirmou que o Paraná têm projetos consolidados na área de tecnologia. “O que o Paraná apresenta no Cosud é apenas a ponta do iceberg de tudo o que tem sido feito. Do nosso lado, temos um histórico em inovação e acho que podemos contribuir com iniciativa de subvenção econômica para startups e empresas tradicionais investirem em projetos de inovação”, complementou.

Outra área referência do Paraná acompanhada pelo governo de Minas Gerais foi o desenvolvimento e incentivo à eletromobilidade no Estado. Segundo o último relatório do Observatório da Inovação, desenvolvido pela Secretaria da Inovação, o Paraná possui a segunda maior frota de carros 100% elétricos do País, atrás apenas de São Paulo. A infraestrutura paranaense se destaca também por possuir uma das maiores eletrovias do Brasil, em um projeto liderado pela Copel.

A diretora de Desenvolvimento Logístico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Nathalia Farah, veio conhecer os projetos de inovação relacionados aos meios de transporte sustentáveis do Estado. “O Paraná é uma referência em eletromobilidade no Brasil. É importante termos essa relação para trocar experiências do que estamos desenvolvendo em Minas e do que está sendo feito no Paraná”, afirmou.