Paraná recebe Copa Brasil de Canoagem e Paracanoagem neste fim de semana

Evento tem o apoio do Governo do Paraná. Disputas acontecem no Parque Náutico de Curitiba, de sexta-feira a domingo (26 a 28). Participarão mais de 300 atletas, entre eles o campeão mundial de paranacanoagem, Igor Alex Tofalini.
23/05/2023 - 16:10

Os Jogos de Aventura e Natureza, criados pelo Governo do Paraná, trarão a Curitiba neste fim de semana a segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2023. A competição acontece no Parque Náutico, de sexta-feira a domingo (26 a 28) e contará com mais de 300 atletas, entre eles, Igor Alex Tofalini, atual campeão mundial de paracanoagem.

O campeonato tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba e é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Para Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte da Secretaria do Esporte, a Copa Brasil vem ao encontro dos objetivos dos Jogos de Aventura e Natureza, que foram criados para atrair grandes eventos esportivos ao Paraná, divulgar as belezas do Estado, fomentar o turismo e aquecer a economia regional. Eles começam oficialmente em junho, mas a canoagem na Capital servirá como "aperitivo".

“Estamos bem animados com essa competição logo no começo da edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza. Vai ajudar a esquentar a programação", disse Campos. Oficialmente, os Jogos de Aventura e Natureza começam pela na região de Londrina. Nesta edição, serão mais de 50 modalidades.

O evento marca o retorno da canoagem brasileira a Curitiba, após cinco anos. Além do número de atletas, esta etapa da Copa Brasil ajuda a definir o 1º Ranking da Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que somará os pontos da primeira etapa, juntamente com os pontos do Campeonato Brasileiro de 2023, em todas as categorias.

O presidente da CBCa, Rafael Girotto, destaca o apoio e parceria do Governo do Estado. “Estamos satisfeitos que o evento aconteça em Curitiba, pois aqui é uma das casas da canoagem brasileira, onde nossa sede administrativa se encontra. A volta desse evento é motivo de bastante alegria, promete muito”, afirmou.

Atual campeão mundial de paracanoagem, Igor Alex Tofalini, pretende dar em Curitiba mais um passo rumo ao sonho: os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. “Minha participação no mundial foi muito positiva, ter sido campeão mundial é resultado de trabalho e dedicação”, disse. “A expectativa para esse fim de semana é positiva, espero um bom desempenho, estou treinando bastante”.

Os cinco primeiros atletas de cada classe pontuarão da seguinte maneira: 5 pontos para o 1º colocado; 4 para o 2º colocado; 3 para o 3º colocado; 2 para o 4º colocado; 1 ponto para o 5º colocado.

Haverá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Canoagem Brasileira em todos os dias de provas do evento.

PROGRAMAÇÃO

25/05 - 08:00 às 18:00 - Classificação funcional / 18:00 às 19:00 - Reunião técnica.

26/05 - 07:00 às 18:00 - Provas de 1000m e 500m.

27/05 - 07:00 às 18:00 - Provas de 500m e 200m.

28/05 - 07:00 às 18:00 - Provas de 200m.

CAMPEONATO ESTADUAL – Paralelamente à Copa Brasil, acontece o Campeonato Estadual de Canoagem. Será utilizada a mesma estrutura de prova da Copa Brasil para definição dos melhores atletas paranaenses, aproveitando as tomadas de tempo de todos na fase “classificatória”, exclusivamente nas distâncias e embarcações olímpicas e paralímpicas.

Todos os atletas paranaenses que estiverem devidamente cadastrados à fase inicial das respectivas categorias previstas na Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, independentemente da faixa etária, estarão automaticamente participando do Campeonato Paranaense de Canoagem Velocidade de 2023.

Encerrada a fase classificatória, o comitê organizador deverá separar os atletas paranaenses dos demais atletas brasileiros e, de acordo com os tempos conquistados na pista, formatar a ordem de chegada com a qual serão declarados oficialmente os campeões
paranaenses, sem prejudicar em nada a organização do evento nacional.

Os campeões poderão somar os pontos para o programa Geração Olímpica e Paraolímpica.