Paraná pede celeridade à União no reconhecimento de situação de emergência de municípios

20/10/2023 - 16:40

O vice-governador do Paraná Darci Piana participou nesta sexta-feira (20) de uma reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e os prefeitos dos municípios paranaenses em situação de emergência em função das chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas. Deputados e senadores do Paraná também integraram o encontro que teve por objetivo pedir celeridade do governo federal no reconhecimento da situação de emergência decretada nestas cidades.

Piana ressaltou as iniciativas já tomadas pelo o Governo do Estado para atender os municípios afetados, como a liberação de R$ 1,6 milhão para apoio imediato aos desabrigados.

O ministro  afirmou que o governo federal não está minimizando esforços para ajudar os municípios paranaenses neste momento. “Já fizemos o reconhecimento da situação de emergência de 13 municípios e 18 estão em processo de avaliação. Este nosso reconhecimento antecede qualquer outro processo requisitado na esfera federal”, explicou.

Góes agendou uma reunião presencial na próxima terça-feira (24) com toda a bancada estadual, no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em Brasília. A segunda parte da reunião serviu para que os prefeitos tirassem dúvidas técnicas junto ao ministério sobre procedimentos para cadastrarem seus planos de trabalho e terem seu estado de emergência reconhecidos pela União.