Paraná institui governança de agências de inovação no Sudoeste e Litoral do Estado

Os comitês de gestão serão responsáveis pela prospecção local e regional de projetos inovadores com potencial de mercado. A prioridade são as áreas de agricultura e agronegócio, biotecnologia e saúde, energias inteligentes, cidades inteligentes, educação, sociedade e economia, além de favorecer a transformação digital e o desenvolvimento sustentável.
12/04/2023 - 09:27

O Governo do Estado formalizou a governança da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável e de Inovação (Ageuni) nos câmpus das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar) de Francisco Beltrão e Paranaguá, nas regiões Sudoeste e Litoral. Os comitês de gestão serão responsáveis pela prospecção local e regional de projetos inovadores com potencial de mercado.

A Ageuni é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do (Seti), com amparo no Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade. Ao todo, são nove agências cobrindo todas as regiões do território paranaense.

O comitê gestor representa o setor produtivo empresarial e os municípios (prefeituras e associações municipais). A prioridade é a viabilização de projetos nas áreas de agricultura e agronegócio, biotecnologia e saúde, energias inteligentes, cidades inteligentes, educação, sociedade e economia. As ações também devem favorecer a transformação digital e o desenvolvimento sustentável.

Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a Ageuni é a porta de entrada para demandas das diferentes regiões do Estado, com nove governanças cobrindo as diferentes regiões para atender as necessidades que demandam soluções do sistema estadual de ciência e tecnologia. “Queremos ampliar as conexões das instituições de ciência e tecnologia com a sociedade”, afirma.

JURISDIÇÃO – Cada agência é vinculada a uma universidade estadual, como estratégia de atuação descentralizada e utilização das estruturas acadêmicas das instituições de ensino superior ligadas ao Estado, para atender demandas locais e regionais. A Ageuni da Unioeste em Francisco Beltrão atende mais de 40 cidades do Sudoeste e a da Unespar, em Paranaguá, abrange os municípios do Litoral, do Sul e da Região Metropolitana de Curitiba.

As outras agências estão localizadas em câmpus universitários de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Cascavel (Unioeste), Guarapuava (Unicentro), Jacarezinho (UENP) e Campo Mourão (Unespar).

GOVERNANÇA – Os comitês de gestão da Ageuni são compostos pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR); Associação de Municípios do Paraná (AMP); e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

No âmbito do Poder Executivo, além da Seti e das setes instituições estaduais de ensino superior, a governança é exercida pelas secretarias da Fazenda e do Planejamento.