Paraná estimula prefeituras a aderirem ao programa Cidade Amiga do Idoso

1º Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa foi aberto nesta terça-feira (12 e segue até quinta (14). Participam representantes de 35 municípios. Evento tem o formado de Ideathon, em que as pessoas se reúnem para gerar ideias e soluções criativas, com foco no envelhecimento ativo e saudável no Paraná.
Publicação
12/09/2023 - 14:30

Confira o áudio desta notícia

Representantes de 35 municípios paranaenses participam nesta semana do 1º Seminário Paraná Amigo da Pessoa Idosa e Maratona de Ideias. Aberto nesta terça-feira (12), em Curitiba, o evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), e tem o formado de Ideathon, em que as pessoas se reúnem para gerar ideias inovadoras e soluções criativas. Neste encontro, as ideias e soluções têm como foco o envelhecimento ativo e saudável no Paraná.

Durante dois dias, os representantes dos municípios vão trocar experiências para motivar e apoiar novas adesões ao programa Cidade Amiga do Idoso. Atualmente, o Paraná é o estado com o maior número de cidades certificadas neste tema pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além da maratona de ideias, a programação do evento inclui palestras sobre a temática do envelhecimento ativo e saudável com especialistas nacionais e internacionais.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enfatizou a presença de representantes dos 35 municípios paranaenses que já foram certificados pela OMS, ou estão em processo de certificação como Cidade Amiga do Idoso.

“Estamos diante de um novo horizonte, no qual nossas cidades podem se tornar inspirações para outros municípios. O envelhecimento deve ser celebrado, mas não estamos preparados para cuidar das pessoas idosas. As mudanças são evidentes, com o crescimento da população idosa impactando a economia, a educação e as famílias”, disse a secretária.

Ela chamou a atenção para o impacto significativo que o envelhecimento populacional irá causar em várias áreas, como consumo, mercado financeiro e mercado de trabalho. “Queremos criar uma política de Estado para tornar o Paraná um lugar amigo dos idosos, e para isso, estamos reunindo especialistas para discutir os desafios e encontrar soluções”, complementou.

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná, Jorge Nei Neves, destacou o compromisso do colegiado com a causa do envelhecimento e com a fiscalização das políticas estaduais relacionadas aos direitos dos idosos. “Atualmente, os 399 municípios paranaenses possuem o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Isso é muito bom, mas sabemos que temos trabalho pela frente para fortalecer essa política tão necessária”, afirmou.

RESPEITO – A importância do respeito à pessoa idosa foi enfatizada pelo secretário estadual de Justiça e Cidadania, Santin Roveda. Ele também destacou o compromisso do Governo do Paraná, sob a liderança do governador Carlos Massa Ratinho Junior, em criar políticas dedicadas a esse grupo populacional. “O conhecimento e a experiência das pessoas idosas devem ser valorizados e a elas deve ser direcionado o respeito da sociedade. Isso porque, graças aos idosos é que chegamos onde estamos e conquistamos o que conquistamos", disse.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade de abertura do seminário o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange; a consultora para o envelhecimento saudável OPAS/OMS, Maria Cristina Correa Lopes Hoffmann; a diretora de Proteção da Pessoa Idosa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Symone Bonfim; a coordenadora da equipe UTFPR Amiga da Pessoa Idosa, Maria de Lourdes Bernardtt; e o deputado estadual Cobra Repórter. 

GALERIA DE IMAGENS