Paraná empregou mil pessoas por dia na rede Sine em novembro com novo sistema

Desempenho se deve ao sistema digital de intermediação de mão de obra nas Agências do Trabalhador. Estado recebeu o projeto-piloto do sistema, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Previsão é que o número total de novembro supere os de todos os meses anteriores.
Publicação
20/11/2023 - 17:00

Confira o áudio desta notícia

O Paraná foi o primeiro estado do Brasil a implantar o sistema digital de intermediação de mão de obra em suas Agências do Trabalhador. O novo modelo, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), colaborou com a colocação de 10.209 pessoas em postos de trabalho em apenas dez dias úteis do mês de novembro, média de mil por dia. O Estado foi escolhido pelo notório desempenho do Sine estadual.

Neste ano, a média mensal tem sido de 12 mil encaixes no mercado de trabalho. O maior volume de colocações registrado foi em agosto (14.705). Com a agilidade permitida pelo novo sistema, e com base no resultado de dez dias, a previsão é que em novembro o número total de colocações fique entre 20 mil e 30 mil, bem acima dos melhores resultados até então.

O secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, lembra que o Paraná é reconhecido como referência no Brasil no setor e ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de empregabilidade pelo sistema público de intermediação de vagas. No geral, de janeiro a outubro, 121.594 pessoas conseguiram um emprego através do sistema de intermediação de mão de obra utilizado no Estado, recorde nacional.

"São números muito significativos de contratações desde a implantação do projeto-piloto. Somos o primeiro estado a adotar um sistema moderno e que confirma o pioneirismo do Paraná em diversos setores", ressalta.

De acordo com estimativa da pasta, o Paraná deve encerrar o ano superando a meta estabelecida pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, de 140 mil contratações. "A previsão agora, com o novo sistema e com o trabalho que a secretaria promove desde janeiro, é que cheguemos a 160 mil trabalhadores colocados no mercado de trabalho, certamente o melhor resultado do País, o que contribui para os grandes resultados do Caged e do mercado formal de trabalho”, afirma Moraes.

O Paraná possui 216 Agências do Trabalhador e 83 postos de atendimento.

GALERIA DE IMAGENS