Paraná em Ação facilita vida de famílias paranaenses ao garantir direitos das crianças

O programa, desenvolvido semanalmente em diferentes cidades do Estado, é uma feira gratuita de serviços públicos, centralizados em um só lugar. Entre eles, a confecção da Carteira de Identidade para crianças, que oferece benefícios diretos às famílias, pois os pequenos passam a ser reconhecidos oficialmente como cidadãos.
Publicação
09/05/2025 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

O Paraná em Ação, programa desenvolvido pela Secretaria da Justiça e Cidadania com outros órgãos públicos, fortalece o vínculo familiar e promove a cidadania. Através das suas iniciativas, tem contribuído de forma significativa para facilitar a vida das mães e pais paranaenses e garantir direitos às crianças.

O programa, desenvolvido semanalmente em diferentes cidades do Estado, é uma feira gratuita de serviços públicos, centralizados em um só lugar. Entre eles, a confecção da Carteira de Identidade para crianças, que oferece benefícios diretos às famílias, pois os pequenos passam a ser reconhecidos oficialmente como cidadãos, facilitando o acesso a diversos direitos, como matrícula escolar, atendimento médico e participação em programas sociais.

Para as famílias, essa ação representa mais do que a simples emissão de um documento: é uma forma de garantir o reconhecimento legal de seus filhos, proporcionando segurança e tranquilidade.

Patrícia Sodré dos Santos mora em Londrina, no Norte do Estado, e é mãe de um menino autista de 9 anos de idade, o Antony. Eles participaram de uma das edições da feira para a emissão da Carteira de Identidade e da Carteira do Autista, o que para ela foi muito importante.

“Quem é mãe atípica sabe o quanto é complicado e custoso providenciar documentos, exames, enfim, fazer toda a parte administrativa dos nossos filhos. E através do Paraná em Ação a Secretaria da Justiça trouxe até a minha comunidade a possibilidade de fazer os documentos, o que foi bem mais fácil do que ter que agendar e ir até os órgãos”, contou. “Foi uma das pouquíssimas ações em que eu, enquanto mãe, e meu filho fomos bem tratados. Então eu só tenho a agradecer”.

A Carteira do Autista garante direitos às pessoas autistas e suas famílias, como o atendimento prioritário em espaços públicos e privados, oferecendo identificação das pessoas com transtorno do espectro autista. A emissão do documento é feita 100% online, oferecendo mais comodidade e segurança para a pessoa autista e seus familiares. 

As Carteiras de Identidade também são muito procuradas. Esse trabalho conta com apoio da Polícia Civil. Só neste ano, foram feitos 3.965 documentos através do Paraná em Ação em oito municípios.

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, é o Governo indo até aqueles que mais precisam. “São ações da Secretaria da Justiça que efetivamente valorizam as famílias. O objetivo do nosso trabalho é fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo direitos, cidadania e fortalecendo os laços familiares”, destacou.

Rebeca Caroline Ribeiro, de Grandes Rios, no Vale do Ivaí, é mãe de Maria Clara Massaro, de dois anos, e elas também utilizaram os serviços da feira. A pequena fez a carteira de identidade e ficou muito feliz. “Foi muito fácil de fazer, ela ficou supercalma, deu risada. E o documento vai facilitar em relação à identificação dela para acesso aos serviços essenciais, incluindo saúde, educação e transporte. Penso até em situações de emergência, o que garante a identificação rápida”, explicou.

GALERIA DE IMAGENS