Paraná é exemplo de preparo de professores em publicação da Harvard e Unesco

Programa Formadores em Ação, da Secretaria da Educação do Paraná, é citado em capítulo sobre competências digitais de professores, trazendo exemplos de programas de desenvolvimento profissional no Brasil.
14/06/2022 - 17:20

O programa Formadores em Ação, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), é citado como exemplo de desenvolvimento de professores em um livro que trata de transformações na educação durante a pandemia. A publicação foi editada por Fernando M. Reimers, da Universidade de Harvard, e Renato Opertti, do Bureau Internacional de Educação (BIE), da Unesco.

A obra lançada em novembro de 2021 é intitulada “Learning to build back better futures for education: Lessons from educational innovation during the covid-19 pandemic” – em tradução livre, “Aprendendo a reconstruir futuros melhores para a educação: Lições de inovação educacional durante a pandemia de Covid-19”.

Um dos capítulos é dedicado às competências digitais de professores, trazendo exemplos de programas de desenvolvimento profissional no Brasil – incluindo o Formadores em Ação. Com o título “Competência digital como um facilitador para o desenvolvimento profissional de professores”, o capítulo foi escrito por Lucia Dellagnelo, diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

“Durante a pandemia, a secretaria implementou uma nova estratégia para formação continuada chamada Formadores em Ação, baseada em grupos de estudo com até 20 professores da mesma área de conhecimento guiados por professores pré-selecionados”, explica um trecho do livro. “A Secretaria da Educação tem uma equipe de profissionais para dar suporte aos líderes dos grupos de estudo, produzindo materiais sobre conteúdo curricular e desenvolvendo metodologias ativas e tecnologia”.

No capítulo, a autora destaca que os critérios de seleção dos professores que conduzem os grupos de estudo contemplam habilidades digitais, liderança e conhecimento acerca do conteúdo da sua disciplina. Ela ressalta, ainda, que durante os encontros é possível que os docentes planejem lições coletivamente e discutam os desafios de aprendizagem enfrentados por seus estudantes.

“É um grande orgulho ver um projeto do Paraná entre as grandes iniciativas globais de inovação educacional”, diz Renato Feder, secretário da Educação do Paraná. “Esse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo, com foco na valorização e capacitação dos educadores e no bom emprego das competências digitais em sala de aula”.

PUBLICAÇÃO – O livro “Learning to build back better futures for education” tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de estratégias educacionais que preparam os estudantes para o futuro, ao mesmo tempo em que aborda o impacto da pandemia na educação e a importância de tornar os sistemas educacionais mais resilientes e bem-preparados.

A obra também reúne exemplos de inovações educacionais que emergiram ao redor do mundo durante a pandemia, apresentando possibilidades de transformação nessa área. Ela está disponível para download em inglês, espanhol e francês.

FORMADORES EM AÇÃO – Iniciado em julho de 2020, o programa Formadores em Ação é uma proposta de formação em que professores da rede estadual lideram grupos de estudo voltados a professores da mesma disciplina ou área do conhecimento. Durante os encontros, são abordadas questões como uso de tecnologias, metodologias ativas e experiência em sala de aula. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, com base no conteúdo do roteiro proposto pela Seed.

As inscrições para participar dos grupos de estudo no segundo trimestre letivo de 2022 encerraram em 27 de maio. Para esse período, quase todas as 25 mil vagas ofertadas para os professores cursistas foram preenchidas, abrangendo todas as disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).