Paraná apresenta novas regiões turísticas e potencial do Estado no Festival das Cataratas

Estado sedia o 17º Festival Internacional das Cataratas (FIT) e a Feira de Turismo e Negócios, no Centro de Convenções do Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu, de 30 de novembro a 2 de dezembro.
24/11/2022 - 08:30

A Paraná Turismo, as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), representantes de destinos turísticos e trade do setor apresentam, na próxima semana, o potencial do Estado e as novas regiões turísticas formadas da região Noroeste. A exposição será no 17º Festival Internacional das Cataratas (FIT) e a Feira de Turismo e Negócios, no Centro de Convenções do Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu, no Oeste, de 30 de novembro a 2 de dezembro.

Para o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a missão da instituição é voltada à divulgação dos potenciais turísticos do Estado ao trade, operadoras e agentes do setor. “Temos que enaltecer aqui no Paraná os segmentos que temos como destinos, como o turismo religioso, náutico e de aventura, por exemplo”, disse.

O Paraná, como Estado anfitrião do evento, ocupa dois espaços importantes para atender aos visitantes. Um deles possui 96 metros quadrados com produtos, destinos e empresas que promovem o turismo. O outro, de 110 m², é dividido para a divulgação dos atrativos das 19 regiões turísticas. Recentemente, o Conselho Paranaense do Turismo (Cepatur) aprovou a criação de cinco novas regiões turísticas no Noroeste do Estado, melhorando a atuação das IGRs na promoção do turismo local.

Uma das novas regiões formadas se chama “Encontro das Águas e Biomas”, composta por 12 municípios. O presidente da IGR que coordena essa região, Fabio Santana, ressalta que a parceria com a Paraná Turismo é fundamental para expor os atrativos paranaenses no FIT. “Neste ano, a nossa IGR estará presente no FIT e consideramos uma grande oportunidade para divulgar os produtos turísticos dos nossos municípios, realizando prospecções e buscando novas parcerias”, disse.

Para a presidente da IGR e região turística Ecoaventuras Histórias e Sabores, Deviani Paz, o evento abre portas para expor o Estado ao País. “Estamos muito felizes de fazer parte do Festival das Cataratas porque sabemos da relevância dele para o turismo brasileiro e, principalmente, para vender os nossos destinos e pontos turísticos regionais”, afirmou.

FESTIVAL – O Festival das Cataratas é um dos maiores eventos do turismo internacional, com intensa programação de palestras, oficinas, workshops e rodadas de negócios.  Às 9 horas do dia 1º de dezembro acontece uma importante reunião com agências e operadoras de turismo do Paraguai, dentro do projeto “Paraná, seu próximo destino”, campanha lançada pelo Governo do Estado com o objetivo de promover a retomada do setor pós-pandemia.

“A FIT Cataratas é uma feira muito importante para o cenário internacional. Vamos ter estandes, expositores de várias operadoras, companhias aéreas, hotéis, agências de viagens, destinos além de outras reuniões importantes para fomentar o turismo no estado do paraná, como a com o país vizinho e a 94ª reunião do Cepatur”, afirmou a diretora de Marketing da Paraná Turismo, Patrícia Gusso.

A área de exposição da Feira de Negócios e Turismo deste ano tem cerca de 7 mil metros quadrados, 40% maior que em 2020.

Confira a programação:

Dia 30/11 das 14h às 19h – Reunião IGRs