Para incentivar educação ambiental, Portos do Paraná promove Workshop Recicla Litoral

Evento está inserido no Programa de Educação Ambiental da empresa pública e tem foco na troca de informações com associações de reciclagem do litoral do Paraná para fortalecimento da cadeia produtiva.
16/12/2022 - 17:00

A Portos do Paraná promoveu nesta sexta-feira (16) o 1º Workshop Recicla Litoral, no Palácio Taguaré, sede administrativa da empresa pública. O evento, coordenado pela Diretoria de Meio Ambiente, faz parte do Programa de Educação Ambiental, que tem como uma das linhas de atuação prestar apoio às associações de reciclagem.

Segundo o gerente de Meio Ambiente da Portos do Paraná, Thales Trevisan, um dos objetivos é integrar e fortalecer as associações e a cadeia produtiva da reciclagem, auxiliando na regularização documental. “Trouxemos exemplos de outras cidades para que eles entendam quais os desafios e dificuldades que outras entidades já atravessaram e, assim, consigam se desenvolver cada vez mais”, disse.

Um dos exemplos veio da empresa Reciclagem Capital. “Em Curitiba, já temos um processo mais avançado e é importante trocar este conhecimento com as associações do Litoral. A reciclagem é um serviço fundamental, que gera renda e contribui com um mundo mais sustentável”, destacou Rodrigo Antunes, convidado para falar no evento.

Tiago Mafra, gestor ambiental que presta serviço a Portos do Paraná, salientou a importância de a empresa pública se aproximar dessas associações. “Desenvolvemos algumas ações como cursos e eventos, identificando a necessidade articulação e criação de estratégias de negócios, por exemplo”, afirmou. “Através desse primeiro workshop, pretendemos demonstrar possibilidade de acesso a melhores mercados, através do apoio de instituições que possam funcionar como incubadoras”.

PARTICIPAÇÃO – Participaram do evento membros da Associação de Catadores de Material Reciclado da Vila Santa Maria (Assepar), de Paranaguá; da Associação Nova Esperança, da Ilha dos Valadares; da Associação de Coleta Seletiva do KM4, de Antonina; da Cooperativa Eco Pontal, de Pontal do Paraná; da Associação Municipal dos Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná (Amcorespp); e da Reciclagem Capital e da Associar Recicle Mais, ambas de Curitiba.