Panificadora social no Noroeste recebe equipamentos do Estado e amplia produção

Aproximadamente 1,5 mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto, viabilizado por meio de um convênio entre a prefeitura municipal e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
27/02/2022 - 10:50

Estudantes e instituições de assistência social em São Jorge do Patrocínio, cidade com aproximadamente 6 mil habitantes, no Noroeste do Paraná, ganharam um reforço na segurança alimentar com melhorias na infraestrutura de uma panificadora social. O projeto foi viabilizado por meio de um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

Os recursos de R$ 61.306,97 por parte da Seab e R$ 3.334,66 de contrapartida do município garantiram a compra de equipamentos e materiais de consumo, como modeladora de pão, forno elétrico, forno industrial, cilindro sovador, amassadeira, freezer, geladeira, liquidificador, balança, divisor de massa, estufa e assadeira.

Aproximadamente 1,5 mil pessoas foram beneficiadas, segundo o chefe do núcleo regional da Seab de Umuarama, José Antônio Duarte. O técnico Cid Clay Gabarrão, que atua como fiscal do convênio, destaca os benefícios sociais da iniciativa. “Com esse projeto, conseguimos fortalecer as políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional”, diz.

PRIMEIRA UNIDADE – O município já possuía uma padaria social desde 1996, localizada no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde são produzidos pães, bolos e lanches para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Padre Ernesto, Cmei Zaira Tiliak, Escola Municipal João Batista de Meio, Hospital Municipal Agnaldo Gouveia, Grupos do Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Assistência Social (crianças, adolescentes e idosos), Reuniões de Gestantes e projetos sociais.

Porém, segundo a secretária municipal de Assistência Social de São Jorge do Patrocínio, Lilian da Cruz Gouveia, a demanda não era suprida pelos maquinários antigos. A instalação dos novos equipamentos, concluída no fim do ano passado, vai ajudar a ampliar a produção. “Era um desejo antigo não só pelo fato de suprir a demanda, mas também para proporcionar um ambiente adequado para as padeiras que trabalham no local e garantir produtos de qualidade”, diz.

Além disso, técnicos especializados vão ofertar capacitação para os servidores que atuam no estabelecimento. “Nossa meta para esse ano é fornecer cursos de pães e bolo para as famílias com vulnerabilidade social, a ideia é enquadrar essas famílias no mercado de trabalho e para garantir uma fonte de renda”, completa a secretária.