PR-182, entre Ampére e Francisco Beltrão, recebe nova sinalização rodoviária

A rodovia, além de realizar a ligação de outras regiões com municípios do Sudoeste, como Francisco Beltrão, Ampére e Pato Branco, é utilizada no transporte de cargas pesadas para escoamento de grãos, frutas e produção agropecuária.
23/02/2023 - 12:00

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está executando o reforço da sinalização viária de dois trechos da PR-182, entre os municípios de Ampére e Francisco Beltrão, na região Sudoeste.

O primeiro trecho, em uma extensão de 31,2 km, que vai do entroncamento com a PR-481 até entroncamento com a PR-483, já recebeu nova sinalização horizontal com tinta acrílica e plástico à frio, além da implantação de tachas refletivas. Também estão em andamento a pintura de setas e zebrados, e a instalação de placas de sinalização vertical.

No segundo trecho, de 2,64 km de extensão, do entroncamento com a PR-886 até entroncamento com a PR-481, está em execução a pintura de setas e zebrados e a implantação das placas de sinalização vertical.

Os serviços integram o Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais (Proseg Paraná) do DER/PR. O objetivo é diminuir o número de mortes nas rodovias estaduais e federais através da elaboração de projetos executivos, execução de sinalização horizontal, sinalização vertical e instalação de dispositivos de segurança.

O Proseg Paraná conta com oito lotes diferentes para atender toda a malha rodoviária estadual. Estes trechos da PR-182 integram o lote 8, que contempla 1.185,41 quilômetros de rodovias do Sudoeste, com investimento de R$ 46.168.580,06 do governo estadual. Os serviços estão garantidos até novembro de 2024.

No total, somando os oito lotes, o investimento do Governo do Paraná na segurança viária é de R$ 412,2 milhões, com atendimento a 9.965,43 quilômetros de rodovias do Estado.

Confira os oito lotes do programa:

Lote 1: 877,44 km da Malha Rodoviária Regional Leste

Lote 2: 1.555,61 km da Malha Rodoviária Regional Campos Gerais