PMPR participa de nova campanha de segurança ao turista em Foz do Iguaçu

Os turistas que visitam Foz do Iguaçu e região contam agora com o novo Guia de Segurança para Visitantes. A cartilha, atualizada nas versões físicas e online, orienta sobre migração, compras, telefones úteis e mapas com endereço de hospitais, consulados, delegacias e batalhões e informações relacionadas a procedimentos de segurança na região trinacional do Iguaçu.
30/04/2024 - 08:00

Os turistas que visitam Foz do Iguaçu e região contam agora com o novo Guia de Segurança para Visitantes. A cartilha, atualizada nas versões físicas e online, orienta sobre migração, compras, telefones úteis e mapas com endereço de hospitais, consulados, delegacias e batalhões e informações relacionadas a procedimentos de segurança na região trinacional do Iguaçu (Brasil - Argentina - Paraguai).

A ação faz parte da Campanha de Segurança Turística, lançada em novembro de 2023 e promovida pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), por meio da Câmara Técnica de Segurança Pública. A nova fase da campanha, lançada na última semana, visa ampla divulgação do guia.

“O Guia de Segurança ao Turista traz dicas e informações importantes que garantem tranquilidade. Ele conta com informações relacionadas aos trâmites legais de entrada e saída dos turistas em outros países e também entrada e saída de mercadorias permitidas no nosso território nacional e, por isso, estamos fazendo um trabalho intenso de divulgação”, explicou o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, coronel Marcos Souza. O novo guia foi inspirado na Cartilha de Segurança ao Turista, elaborada pela Polícia Militar de Foz do Iguaçu.

A versão física do novo guia já conta com 45 mil impressões que serão espalhadas pela cidade. Nele tem as principais dicas de como o visitante deve proceder e se locomover em segurança, além do número dos telefones úteis. Já a online possui links de sites úteis, além de regras e determinações para travessia das fronteiras do Paraguai e Argentina e traduções para diversos idiomas.

Para promover a circulação do material, adesivos de códigos QRs que direcionam o turista ao guia online podem ser encontrados pela cidade. A campanha também enfatiza que guias profissionais não abordam turistas em via pública.

SIMPÓSIO – Também relacionado à segurança dos turistas, entre os dias 19 e 21 de junho, acontecerá o Primeiro Simpósio Inter-americano de Segurança ao Turista, que busca aprimorar as ações em Foz do Iguaçu e região.

O evento é resultado de uma parceria da Secretaria da Segurança, por meio da Polícia Militar do Paraná e da Secretaria do Turismo do Paraná. No evento, estarão presentes profissionais de segurança da área do turismo de diversos estados brasileiros e de cinco países da América Latina

Dentre os assuntos discutidos no workshop estão os desafios específicos enfrentados pelos profissionais de segurança pública em destinos turísticos, o compartilhamento de estratégias eficazes, a troca de conhecimento e experiências.