PMPR cria rede de comunicação móvel para atuar em grandes eventos no Verão Maior Paraná

Trata-se de um caminhão transformado em uma Estação Rádio Base (ERB), que permite a comunicação entre as equipes policiais até mesmo em locais em que as redes de telefonia não chegam. Equipamentos podem se comunicar dentro de determinada área, sem interferências ou acesso externo.
Publicação
12/01/2023 - 15:00

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) está equipada com uma tecnologia que trará mais agilidade no atendimento à população paranaense. Trata-se de um caminhão transformado em uma Estação Rádio Base (ERB), que permite a comunicação entre as equipes policiais até mesmo em locais em que as redes de telefonia não chegam. Atualmente, o veículo atende aos eventos do Verão Maior Paraná.

Ele foi adaptado para servir como uma antena de rádio e telefonia móvel, viabilizando que celulares sejam utilizados como rádios digitais de comunicação entre as viaturas policiais. Com essa tecnologia, os equipamentos podem se comunicar dentro de determinada área, sem interferências e sem a possibilidade de acesso externo à comunicação entre os módulos, viaturas e militares estaduais.

Por conta do aumento no número de pessoas no Litoral durante a temporada, o veículo foi enviado para atuar nas ações do Verão Maior Paraná. Ele é instalado, principalmente, nos espaços com os shows que estão previstos na orla da praia de Matinhos e Pontal do Paraná.

“O Verão Maior Paraná é um importante teste para a Estação Rádio Base, pois são milhares de pessoas que descem para o litoral paranaense, além dos moradores desses municípios. Com ele, teremos uma comunicação mais ágil até nas regiões mais distantes das cidades litorâneas, como nas áreas de mata e sem sinal de rede de telefonia”, disse o diretor de Tecnologia da Polícia Militar, coronel Valmor Anderson Pereira.

A EBR conta com 80 celulares que permitem a troca de informações sobre ocorrências em andamento em formato de texto, foto e vídeo. Também foram disponibilizados mais 40 chips de celular que podem ser colocados em aparelhos de telefonia comuns, aumentando a capacidade de comunicação para 120 aparelhos.

O caminhão tem, ainda, capacidade para atuar em situações de desastres naturais. O veículo pode ser alocado próximo à área crítica e, assim, facilitar a comunicação entre as equipes que estão no local e as solicitações de apoio, inclusive, médico.

“Além dos 80 celulares e dos 40 chips, o sistema que a PMPR configurou possibilita que esses aparelhos também se comuniquem com os rádios digitais das viaturas policiais, ou seja, amplia a comunicação e facilita o trabalho das equipes que estão atuando em situações mais delicadas ou que demandem um grande efetivo policial”, destacou o coronel Anderson.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. Acesse o site www.verao.pr.gov.br e confira a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS