PM e Corpo de Bombeiros iniciam trabalhos do Verão Paraná na Costa Oeste

Ações abrangem praias de água doce do Rio Paraná e do Lago de Itaipu. Haverá equipes para prestar atendimentos, resgates e salvamentos com embarcações e moto aquáticas.
19/12/2021 - 16:40

O Governo do Estado deu início às ações do Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022 nas praias de água doce do Rio Paraná e do Lago de Itaipu na Costa Oeste do Estado. O evento de abertura ocorreu neste domingo (19), em Santa Terezinha de Itaipu, com a presença da prefeita Karla Francieli Galende e do secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

“Estamos fortalecendo a Costa Oeste graças ao trabalho conjunto entre as forças federais, estaduais e municipais para que possamos ter uma fronteira mais segura. Este evento foi organizado com muito carinho pela prefeitura, Polícia Militar e pela Itaipu Binacional para mostrar aos cidadãos o que eles terão à disposição”, disse o secretário Marinho Soares.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, João Francisco Ferreira, falou sobre a importância da parceria para a segurança de todos. “Os turistas que visitarem esta região linda terão momentos de grande felicidade e a oportunidade de conviver com a água, com a natureza, em um ambiente sadio, agradável e realmente levar belas lembranças dessa região que tanto nos orgulhamos no Oeste paranaense. A Segurança Pública deve ser uma preocupação permanente de todo cidadão brasileiro e por isso buscamos fazer nossa parte”, disse.

Frações de tropa do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do 14° Batalhão de Polícia Militar (14° BPM) e integrantes do 9° Subgrupamento de Bombeiros (9°GB) estiveram na abertura para simbolizar o preparo da PM e do Corpo de Bombeiros para a atuação na temporada de verão daquela região.

AÇÕES – Pela PM, o trabalho ostensivo será ampliado para proporcionar mais segurança aos moradores e veranistas que procurarem áreas de lazer às margens do Rio Paraná e do Lago Itaipu. A presença da PM será intensificada desde os locais turísticos, de maior concentração de pessoas, até as rodovias estaduais, áreas de mata e no Parque do Iguaçu. O planejamento prevê a atuação mais concentrada aos finais de semana e feridos.

O chefe do Estado Maior do 5º Comando Regional da PM, tenente-coronel Marcos Kamakawa, saudou a tropa que atuará no Verão Paraná. “Com essa parceria entre forças de segurança e municípios, traremos aos nossos operadores mais conforto para que eles possam devolver seu trabalho, proporcionando tranquilidade aos nossos cidadãos neste verão”, disse.

A atuação da PM, segundo o comandante do 14º Batalhão, major Adelar Deives, será voltado à prevenção e atendimento à população. “A PM vai oferecer policiamento nas praias e balneários artificiais que tenham atividade de verão. Vamos trabalhar conectados com o serviço operacional. Teremos momentos em que será feito o policiamento e, em outros, quando o fluxo de pessoas for menor, a atuação será reforçada com patrulhamento”, afirmou.

GUARDA-VIDAS Por parte do Corpo de Bombeiros, os guarda-vidas militares e civis estarão em pontos estratégicos das praias de água doce, para prevenir afogamentos com orientações e sinalização tanto áreas seguras quanto onde não devem ser acessados pelos banhistas. Além disso, haverá equipes para prestar atendimentos, resgates e salvamentos com embarcações e moto aquáticas.

Segundo o Comandante do 3° Comando Regional de Bombeiros, tenente-coronel Antônio Shinda, a maior orientação é para que as pessoas não se banhem em rios com correnteza, como é o caso dos rios Iguaçu e Paraná, muito frequentados pelas pessoas para lazer e pesca. “Escolher local seguro e sinalizado é muito importante”, disse.

São 15 Postos de Guarda-Vidas, 49 bombeiros militares e 15 guarda-vidas civis com todo o suporte de veículos necessários para dar um bom atendimento à comunidade dos municípios lindeiros.

As recomendações da segurança foram reforçadas pelo tenente-coronel evitar afogamentos. “Banhar-se em águas seguras e sempre próximo aos Postos de Guarda-Vidas, pois os profissionais conhecem os pontos de risco e fazem a sinalização para orientar as pessoas. Outra medida importante é sempre estar com o colete salva-vidas nas embarcações”, salientou.

INTEGRAÇÃO – Trabalhar em sintonia potencializa as ações integradas. Na visão do vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio, a união entre as instituições reforça o comprometimento do poder público com a segurança pública. “Essa integração é tudo de bom e a inteligência é a segurança pública do futuro. Graças ao apoio da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, os turistas que estiverem na Costa Oeste vão se sentir mais seguros”, disse.