Guardas portuários recebem certificados de habilitação para embarcações públicas

Objetivo do treinamento e do certificado é garantir que guardas portuários possam realizar fiscalizações com barcos próprios do Estado, não havendo necessidade de contratação de terceiros para deslocamentos, visitas, inspeções e outras ações.
Publicação
04/02/2022 - 18:10

A equipe do NEPOM - Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal de Paranaguá entregou ao presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os certificados para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). O certificado habilitou trabalhadores portuários a tripular ou conduzir pequenas embarcações (até 8m de comprimento), empregadas na navegação interior, a serviço de órgãos públicos.

Ao todo, 24 profissionais da Portos do Paraná concluíram o curso de capacitação: 19 da Unidade de Segurança Portuária ((UASP), quatro da diretoria de Meio Ambiente e um da área de Comunicação Social.

A capacitação, além de suprir uma obrigação perante o Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code) - que é a fiscalização na chamada área molhada - também promove o estreitamento de laços com outras instituições de segurança, já que o curso foi feito em conjunto com agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima da PF e com integrantes da Polícia Militar do Paraná.

Para o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a certificação é mais um avanço na segurança portuária. “A cada dia estamos evoluindo, tornando o porto mais seguro, com mais qualidade nos serviços e menor risco para clientes e usuários”, explicou.

“Cumprida mais essa etapa na busca pelo aprimoramento profissional da Unidade de Segurança e de outros integrantes da Portos do Paraná, a ideia é poder fiscalizar com embarcações próprias do Estado, não havendo necessidade de contratação de terceiros para realizar deslocamentos, visitas, inspeções e programas sociais, que são uma grande frente de assistência da Portos do Paraná perante a comunidade insular”, disse o major César Kamakawa, chefe da UASP.

“No campo da segurança, da mesma forma. Nessas questões de fiscalização eventualmente acontecem contatos de riscos, onde terceiros não podem ser envolvidos. Esse é o objetivo de estar no local somente a equipe própria da Unidade de Segurança, realizando as abordagens, as autuações e notificações quanto cabíveis, sem oferecer risco a civis”, explicou.

Anthony Bertoldo da Silva, agente da Polícia Federal que conduziu todo o processo, ressalta que é a primeira vez que acontece essa integração entre Guardas Portuários, Marinha e a Polícia Federal. “A partir desse momento, essa parceria tente a crescer, já que a Portos do Paraná está voltando também suas fiscalizações para a parte marítima”, disse.

CONTEÚDO  O curso teve carga horária de 40 horas e abordou normas e regulamentos marítimos, navegação, sinalização, funcionamento de motores, primeiros socorros, meteorologia, legislação, segurança no mar e sobrevivência pessoal.

Além de habilitar para conduzir embarcações públicas, por equivalência também concedeu ao portador da habilitação a carteira de Arrais Amador e Motonáutica, ambas para conduzir embarcações nos limites da navegação interior.

GALERIA DE IMAGENS