PCPR prende três suspeitos de corrupção na Casa de Custódia de Maringá

Durante a ação, a PCPR cumpriu oito mandados de busca e apreendeu maconha. Mais de 40 policias civis participaram da operação, que foi realizada em Maringá, Sarandi e Campo Mourão.
Publicação
01/02/2022 - 08:40

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três suspeitos ligados a um grupo criminoso que praticava corrupção ativa e passiva na manhã desta terça-feira (1). Os presos corrompiam agentes de carceragem na Casa de Custódia de Maringá, na região Noroeste do Estado. A operação contou com o apoio da Polícia Penal. Um dos indivíduos ainda foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

Durante a ação, a PCPR cumpriu oito mandados de busca e apreendeu maconha. Mais de 40 policias civis participaram da operação, que foi realizada em Maringá, Sarandi e Campo Mourão.

O esquema de corrupção envolvia presos, auxiliares de cadeia e terceiros. Os pedidos, como drogas e celulares, eram feitos pelos familiares dos presos e o dinheiro depositado na conta de um dos integrantes da organização criminosa. Posteriormente, os agentes de cadeia entregavam os itens solicitados e recebiam o dinheiro.

Os suspeitos também deverão responder por associação ao tráfico, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

INVESTIGAÇÕES – As investigações foram iniciadas em março de 2021 após informações fornecidas pelo Departamento Estadual de Polícia Penal (Deppen). Elas têm o objetivo de apurar e por fim às irregularidades no sistema penal. 

Durante as diligências, a PCPR apreendeu um celular na casa de um dos investigados, isso possibilitou que a equipe chegasse a novos suspeitos e novas pistas. 

As investigações também levaram à descoberta de que o chefe da organização criminosa, preso na Casa de Custódia de Maringá, comprou um terreno com dinheiro derivado do crime, e colocou no nome de terceiro para ocultar a propriedade do imóvel.

GALERIA DE IMAGENS