PCPR implementa projeto para agilizar busca por pessoas desaparecidas em Campo Mourão

Desde o início dos trabalhos, todos desaparecidos em Campo Mourão foram localizados. Na prática, a partir do instante que o projeto entrou em vigor, todos os registros de ocorrência de pessoas desaparecidas são distribuídos exclusivamente para um escrivão.
14/10/2022 - 10:00

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) implementou um fluxo de investigação criminal para casos de desaparecimento de pessoas em Campo Mourão, região Centro-Oeste do Estado. O método propõe a padronização nas investigações de pessoas desaparecidas por meio da adesão à sistemática aplicada no Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) da PCPR.

Na prática, a partir do instante que o projeto entrou em vigor, todos os registros de ocorrência de pessoas desaparecidas são distribuídos exclusivamente para um escrivão e os investigadores designados do núcleo especializado para caso de pessoas desaparecidas seguem um mesmo rito de intimações e cumprimentos de ordens de serviço. Desde o início dos trabalhos, todos desaparecidos em Campo Mourão foram localizados.

Na Delegacia de Campo Mourão, esse núcleo especializado é composto por quatro servidores, sendo um delegado, um escrivão e dois investigadores. A equipe policial já passou por qualificação e treinamento.

A PCPR incluiu nesta ação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, a proposta da criação de uma lei municipal para criar a Rede de Atendimento a Vítimas e Familiares de Pessoas Desaparecidas. A medida propõe estabelecer um suporte às vítimas e famílias, com acompanhamento médico especializado de forma prioritária, tanto em casos clínicos quanto psicológicos e psiquiátricos.