PCPR e PMPR prendem 22 integrantes de uma organização criminosa em Maringá

Também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão que resultaram no recolhimento de seis automóveis, duas motocicletas, 2,1 quilos de cocaína, 288 gramas de maconha, 30 gramas de crack, R$ 24 mil, duas armas de fogo, dez munições, dez celulares, quatro balanças de precisão e duas máquinas de cartão.
19/05/2023 - 07:10

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) prenderam 22 integrantes de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Maringá, no Noroeste de Estado. A ação contou com 150 policiais e apoio da Polícia Penal do Paraná.

Eram 27 mandados de prisão. Cinco ainda estão foragidos. Durante o cumprimento dos mandados, um dos suspeitos entrou em confronto com a polícia, foi baleado e faleceu no local.

Além disso, foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro e apreensão de bens e contas bancárias, com estimativa de R$ 2 milhões armazenados.

As ações ocorrem simultaneamente nos seguintes bairros de Maringá: Conjunto Odwaldo Bueno, Jardim Universo, Hermans Moraes de Barros, Vila Santa Izabel, Parque São Jorge, Parque das Laranjeiras, Jardim Tropical, Jardim Monte Belo, Jardim Campo Belo, Parque Hortência, Conjunto Ney Braga, Vila Esperança e Jardim Liberdade.

“Essa operação foi feita de forma integrada entre a Polícia Civil e Polícia Militar. Essa integração, respeitando a missão funcional de cada uma, é fundamental para a segurança pública”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Rockembach, disse que a ação desta sexta é resultado de investigações bem complexas. “Conforme o planejamento da Secretaria de Segurança Pública, essa é uma operação efetivamente integrada e que visa desmantelar a organização criminosa. Outro foco é a descapitalização do crime”, afirmou.

O comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira, explica que a operação reuniu um grande contingente de policiais. “Além dos agentes da segurança pública, foram empregados dez cães, sendo cinco da PMPR e cinco da PCPR na ação. Contamos ainda com o apoio externo, em que vieram policiais de outras cidades”, disse.

INVESTIGAÇÕES – As investigações foram iniciadas pelas equipes policiais há mais de dois anos para apurar o tráfico de drogas na cidade. Como resultado do trabalho integrado, foram identificados e presos integrantes da organização criminosa, além de confirmada a ligação do grupo com outros casos relacionados a furtos, roubos, receptações, homicídios, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e corrupção de menores.

“Durante as investigações prendemos 16 indivíduos e apreendemos dois adolescentes em flagrante. Hoje demos prosseguimento. A ação foi muito exitosa. Chegamos a quase 38 prisões contabilizando toda a operação”, afirmou o delegado Leandro Munin. Segundo ele, desde 2021 a investigação apreendeu 14 veículos, cinco armas de fogo, 41 munições, 8,7 quilos de maconha, 3 quilos de cocaína, 1,8 quilo de crack, R$ 26,5 mil, 20 celulares e oito balanças de precisão.

OPERAÇÃO  A operação recebeu o nome de "Todos Por Um" e deriva da integração e união de esforços entre forças de segurança estaduais, sob coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública, para ações preventivas e repressivas no combate ao crime no Paraná.