Orquestra Sinfônica comemora 38 anos com homenagem a Beethoven e grande coral

A execução de uma obra icônica ("Sinfonia n°9" de Beethoven), junto a um coral de 60 integrantes, marca a trajetória do grupo que já reuniu 1 milhão de pessoas em quase quatro décadas de shows. Ingressos estão à venda.
Publicação
23/05/2023 - 12:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O aniversário de 38 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná será celebrado em dose dupla, com apresentações no sábado (27) e no domingo (28) no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão). A execução de uma obra icônica ("Sinfonia n°9" de Beethoven), junto a um coral de 60 integrantes, marca a trajetória do grupo que já reuniu 1 milhão de pessoas em quase quatro décadas de shows.

“Para este ano, de forma inédita, faremos duas récitas porque a demanda de público é alta. É uma celebração à nossa Orquestra, que está cada vez mais alinhada com o público, não apenas de Curitiba e região, mas também dos outros municípios do Estado, que a acolhem muito bem. Eu tenho certeza de que serão apresentações de muito sucesso”, afirma Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

No programa, o destaque é para a icônica "Sinfonia n°9", em ré menor, Op. 125. Mais conhecida como Nona Sinfonia, ou apenas A Nona, é a última completa composta por Ludwig van Beethoven, em 1824. O quarto e último dos movimentos, “Ode à alegria”, será apresentado com o grande coral. Essa parte da melodia foi composta para o poema com o mesmo nome, de Friedrich Schiller, de 1785, que evoca o ideal da fraternidade.

“Nós escolhemos a Nona Sinfonia para comemorar este aniversário porque ela é uma obra icônica e a Orquestra pode mostrar todo o seu potencial, juntamente com o coro e os solistas. É uma obra monumental, que representa toda a alegria e êxtase do homem, do ser humano”, ressalta o regente titular e diretor musical, maestro Roberto Tibiriçá.

Os solistas são a soprano Raquel Paulin, a mezzo-soprano Edineia Oliveira, o tenor Enrique Bravo e o baixo Lício Bruno. O coro sinfônico de mais de 60 vozes terá regência do maestro e preparador vocal Alexandre Mousquer e do pianista Jeferson Ulbrich.

TRAJETÓRIA – Fundada em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é mantida pelo Governo do Estado. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, tem uma intensa agenda de apresentações no teatro e fora dele, em outros espaços e em outros municípios, gratuitamente ou com ingressos, sempre obedecendo à política pública de preço acessível.

Em 38 anos de história, a Orquestra já se apresentou com mais de 50 maestros. Um dos fundadores e primeiro maestro titular foi o compositor Alceo Bocchino. Nascido em Curitiba, ele foi aluno de Villa-Lobos e um dos compositores brasileiros mais relevantes no cenário orquestral no Brasil no final do século XX.

No arquivo musical, possui em torno de mil obras catalogadas de compositores paranaenses, brasileiros e internacionais. O currículo de apresentações tem grandes óperas, como "Aida", "Tosca", "Carmem", "A Viúva Alegre" e "O Barbeiro de Sevilha". Além do repertório clássico, o corpo artístico já acompanhou grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a banda Blindagem. No Dia das Mães deste ano, a Sinfônica protagonizou um show das cantoras Zizi e Luiza Possi.

Desde 2012, produz também filmes-concertos com a trilha sonora tocada ao vivo. Um exemplo foi o concerto especial de 2015, com projeção de “Metrópolis” (1927), de Fritz Lang.

Entre seus aniversários marcantes, a Orquestra Sinfônica do Paraná comemorou o último deles em Londrina, na região Norte. A lembrança remete a duas sessões, gratuitas, com público lotando o Cine Teatro Ouro Verde, um dos mais emblemáticos da cidade.

REALIZAÇÃO – O concerto deste final de semana é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagas e Roto & Fermax, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:

Apresentações: 27 (sábado), às 20h30; 28 de maio (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos

Classificação: 7 anos

Ingressos: R$ 20,00 e R$10,00

Ticket Fácil

GALERIA DE IMAGENS