Operação Pronta Resposta vai inibir crimes de alta periculosidade no Oeste e Noroeste

Cerca de 80 policiais da Rondas Ostensivas Tático Móveis (ROTAM) saíram do Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, onde passaram por um nivelamento para atuar de forma coordenada em locais de maior incidência criminal.
Publicação
16/03/2022 - 15:00

Confira o áudio desta notícia

A Polícia Militar do Paraná lançou nesta quarta-feira (16) a Operação Pronta Resposta Oeste, com objetivo de reforçar o policiamento no Oeste e Noroeste do Estado. Cerca de 80 policiais da Rondas Ostensivas Tático Móveis (ROTAM), de diversos batalhões do Paraná, saíram do Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, onde passaram por um nivelamento para atuar de forma coordenada em locais de maior incidência criminal.

A operação sai da Capital rumo a essas regiões e as equipes vão combatendo o crime por onde passam até chegarem no Oeste e Noroeste, criando uma malha de recobrimento ao policiamento rotineiro.

Esta é a sexta edição da Operação Pronta Resposta e, segundo o comandante-geral da PM, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, o objetivo é agilizar o atendimento à população. “Esta operação é muito importante, pois essas equipes prestarão o apoio necessário e diferenciado da ROTAM aos policiais das regiões mais longínquas do Paraná, por meio de uma integração entre equipes”, disse.

De acordo com o coordenador da operação, capitão da Silva, a atuação das equipes será, principalmente, nas avenidas urbanas, prestando apoio às unidades de área. “Nossas equipes intensificarão o policiamento ostensivo, atuando em situações contra o crime organizado, tráfico de drogas, armas. Também reforçaremos a segurança nas cidades pequenas da região, além de locais de maior circulação de pessoas e com maior incidência criminal. Nas rodovias estaduais, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) atuará através de bloqueios de trânsito”, explicou.

Uma das modalidades criminais que serão combatidas por estas equipes, especializadas no combate ao crime de alta periculosidade, é o chamado “novo cangaço”, que tem ocorrido no Interior do Paraná. Isso significa que os policiais vão atuar com mais firmeza onde é necessário o reestabelecimento da ordem, seja devido a roubos cometidos por grupos armados ou outros crimes cometidos por organizações criminosas.

GALERIA DE IMAGENS